Antes de se mudar para o Assentamento Umburana da Serra, seu Getúlio, mais conhecido como Deto, morava no povoado do Jorrinho e não tinha trabalho nem renda fixa. Acordava todos os dias sem a certeza de que conseguiria colocar o pão na mesa. Agora, como morador do assentamento, ele relata, feliz, a experiência de poder mudar de vida. “É a minha primeira casa e estou muito feliz com isso, e a nossa intenção é de crescer cada vez mais, ter uma possibilidade de criar uma cabra, de criar uma vaquinha mais sossegado. A minha vida a partir de quando eu recebi essa casa mudou muito. Aqui eu tenho plantação de banana, criação de galinha, a verdura do consumo de casa eu não compro, eu tiro lá mesmo no meu quintal”, explica.
Seu Getúlio faz parte de uma das 26 famílias de Tucano que financiaram uma moradia própria, construída através do Programa Nacional de Credifundiário, de reforma agrária, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Tucano. A inauguração do local aconteceu nesta sexta-feira (16), com a presença de diversos representantes e dos próprios assentados.
Segundo Nilo Ramos, coordenador da reforma agrária da secretaria de Agricultura (Seagri) do Governo do Estado, o Assentamento Umburana é um modelo exemplar, porque, em tão pouco tempo, as famílias têm conseguido desenvolver diversos tipos de produção no local. Para o presidente da Associação, João Santana Correia (Anselmo), melhorar a produção depende da disponibilidade de água para irrigação, porque a que existe hoje é apenas para consumo humano.
O prefeito Dr. Igor, que também visitou as instalações produtivas do assentamento, parabenizou as iniciativas e anunciou medidas que vão melhorar a qualidade de vida dos assentados. “A Prefeitura comprará os alimentos produzidos no assentamento para serem utilizados na merenda escolar do município, contribuindo para a geração e circulação de renda no local e no município, e vamos buscar junto à CAR a liberação de um trator, demanda apresentada por vocês. Vamos intensificar essa parceria, porque nós ficamos muito tristes quando vemos um assentamento não dar certo”, disse o prefeito.
A deputada estadual Fátima Nunes (PT), que acompanha o trabalho dos assentamentos no estado, destacou o trabalho realizado no Umburana da Serra e também se colocou à disposição para buscar melhorias. “Nós queremos o campo, a área rural com muita gente, mas com muita gente vivendo bem, com dignidade”.
A inauguração do Assentamento Umburana da Serra contou também com a presença de represente do SEBRAE, dos secretários municipais Jaime Matos (Agricultura), Stefan Sandes (Administração e Planejamento), Penedinho (Infraestrutura e Serviços Públicos), dos vereadores Jorjão, Romilson, Carlinhos e David, além de Gledson Reis e Francisco Oliveira (Administração de Caldas do Jorro).
PNCF – O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infraestrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
Confira as fotos:
Texto Josevaldo Campos /fotos Gil Santos Notícias
Como Técnico da CDA., no momento aposentado acompanhei toda a infraestrutura deste assentamento,pois todas as liberações de recursos eram analisadas e prestadas contas de acordo com as normas do PNFC isso agradecemos o empenho do Presidente daAssociação sr.Ancelmo e o desempenho da assistente técnica senhora Maria Djalma