Desde sua fundação, o SINDSMUT, sempre esteve e sempre estará ao lado do trabalhador tucanense, defendendo contra as arbitrariedades dos gestores municipais, que não têm compromisso com os interesses da classe trabalhadora. Essa defesa se dá diariamente, seja na construção de meios que possibilite as melhorias da qualidade de vida dos servidores, seja na fiscalização do ente público, seja na elaboração conjunta de projetos que visem melhorar a cada dia a construção de uma relação mais humana entre trabalhadores e “patrões”.
Nos últimos 7 anos a luta maior, tem sido na elaboração de planos de carreiras e estatutos, que possam garantir o mínimo de direitos aos servidores. Sendo que em 2011 foram aprovadas as Leis 264 e 265, que trata do magistério e outras ainda continuam em discussão. Leis essas, que foram aprovadas após um vasto estudo técnico, por profissionais qualificados e preparados para tal situação.
Depois de quase cinco anos de estudos, as mesmas foram aprovadas pela Câmara de Vereadores e sancionadas pelo então prefeito naquele momento, o Senhor José Rubens.
No pleito de 2012, foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores, sua majestade, o médico e advogado, Igor Nunes, que desde que foi empossado, se tornou o terror do servidor público, não respeitando os direitos adquiridos, tais como: Licença Prêmio, Insalubridade, Periculosidade entre tantos outros. Para que se possa ser mais claro, o nosso digníssimo prefeito, tem dificultado até a liberação de férias, recusa-se a receber ofícios e requerimentos e quando recebe, recusa-se a responder ou responde tardiamente, com respostas evasivas e que não atende ao solicitado.
O Sindicato tem encontrado sérias dificuldades em se relacionar institucionalmente e os servidores têm sido tratados com descaso, perseguições e atos institucionais que só prejudica a cidadania e o direito de liberdade de expressão e outros direitos.
Tem sido costumeiro ao gestor, enviar projetos de leis para ser apreciados e votados pela câmara de vereadores, sempre em regime de urgência urgentíssima, onde não se dá para fazer uma discussão do tema e na sua grande maioria é votada sem o conhecimento da parte mais interessada, a população.
Na noite dessa quarta feira foi lido na câmara de vereadores o Projeto de Lei, 039/2013, que altera os dispositivos das Leis 264 e 265 de 12 de dezembro de 2011, ou seja, o plano de carreira e estatuto do magistério.
Em decisão sábia, dos vereadores presentes, apenas o líder da bancada governista, Vereador David, estava interessado que o projeto fosse votado hoje. Como não foi votado, foi encaminhado as comissões para que seja discutido e votado na próxima sessão.
Quero aproveitar esse momento para solicitar dos vereadores Ronaldo, Branca, Jorjão, Maisa, Hélcio e Seixas, que em 12 de dezembro de 2011, defenderam e votaram em favor das duas Leis citadas, votem agora, contra o projeto de lei 039/2013, pois isso significa mostrar que Tucano conta com uma casa Legislativa, soberana e independente. Aos vereadores Romilson, Rodrigo, Ilmara, Adé e Conceição, queremos reforçar que como servidores públicos que vocês são, já podemos contar com vocês para dizer não aos desmandos do prefeito.
Aos vereadores Carlinhos e Elaine, mostrem que vocês defendem com toda a força os interesses da população.
Ao vereador Gildásio, como homem público que é, já tendo sido vereador, prefeito, vice prefeito, deputado, sabe que votar a favor desse projeto, é regredir no tempo, é mexer com mais de 2 mil servidores públicos desse município.
Quanto ao líder da bancada, pouco ou quase nada tenho a dizer, pois para quem tem um histórico de lutas sociais, tenho a dizer apenas, que eleição tem duração de quatro anos e servidor público é pra vida toda.
Meus amigos, minhas amigas, diante do exposto, fica aqui o convite a cada um servidor ou servidora, para na próxima quarta feira irmos à casa legislativa ver esse projeto ser rejeitado ou votado pelos nossos edis. Acredito que se cada um de vocês se fizer presente eles votarão a favor do trabalhador, não vamos deixar que nossa história de lutas seja reescrita por quem não conhece nada dos nossos anseios, me refiro aqui ao gestor, mesmo sabendo que essas palavras farão com que ele receba como desrespeito, ou seja em Tucano é proibido falar as verdades sobre a atual administração.
.
Por : Adenilton Rocha – Diretor de Comunicação do Sindsmut