Exposição de artista plástico baiano apoiado pela Prefeitura de Tucano faz sucesso em SP

rm veiculos
garra de aguia

ft22-01-2014_124031

De 30 de novembro de 2013 a 24 de fevereiro de 2014 está em cartaz na Galeria Olido, em São Paulo, a exposição “Geladeira”, do artista plástico baiano Thiago Gonçalves. O trabalho do artista foi selecionado pelo edital do Panorama Nacional de Artes visuais 2013 do Centro Cultural São Paulo, que contou com quase mil inscritos em todo o país.

A exposição “Geladeira” retrata as estruturas arcaicas de secagem de carne, muito comum no município de Tucano com a carne de bode. A escolha do artista pelos objetos artesanais se deu pela íntima relação que mantém com os povoados de Poço Redondo, Caldas do Jorro e Jorrinho. Durante a abertura da exposição, Thiago promoveu um churrasco para que os visitantes pudessem perceber (e sentir) muito mais do que uma visão estética das geladeiras, como nomeou as estruturas. “Eu pensei em levar esse costume regional pra mostrar lá em São Paulo. Eu queria que as pessoas que não conheciam esse costume de conservação da carne, do consumo deste tipo de carne que não é tão comum lá no Sudeste, para que as pessoas tomassem conhecimento disso”, informou.

Segundo ele, a exposição possibilitou, também, um olhar diferenciado em relação à utilidade dos objetos. “Quem já conhecia esse costume não relacionava isso com arte, isso fazia parte do cotidiano dele, não achava que isso podia ser uma peça para estar exposta em um museu. Além disso, eu acabei descobrindo que não só aqui no Nordeste mas como os tropeiros lá no Rio Grande do Sul têm esse costume de conservar a carne assim também, só que eles não fazem com carne de carneiro ou de bode, é com carne de boi mesmo”, acrescenta.

Segundo Thiago, o apoio da Prefeitura de Tucano, que fez a doação das geladeiras, produzidas por um artista tucanense, foi fundamental para o sucesso da exposição. “Eu não queria reproduzir estas estruturas que usam para secar a carne lá, nem utilizar os materiais que são típicos de lá, eu queria que viessem, justamente, daqui, que fossem feitas pelos artesãos daqui, e o apoio da prefeitura foi muito importante porque como o edital não tinha uma verba específica para produzir uma exposição muito grande e o apoio da prefeitura, que conseguiu para mim estas geladeiras foi muito importante”, disse.

Thago Gonçalves tem formação em cinema e arquitetura, vive e trabalha em São Paulo. Ele é um dos fundadores do Pivô, centro de arte e pesquisa, que fica no centro da cidade. Atuou na área de planejamento urbano na Cia City e desenvolveu projetos com artistas internacionais como Augusto Zanela (ARG), Sarah Morris (EUA) e Shigeru Ban (JAP), além de ter feito o restauro do painel Alegoria das Artes de Di Cavalcanti no Teatro Cultura Artística.

8

rm veiculos
garra de aguia

Fonte Decom Foto: Divulgação

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*