CAR inaugura anexo do Centro de Artesanato de Caldas do Jorro

rm veiculos
garra de aguia

Os artesãos do distrito de Caldas do Jorro, no município de Tucano, a 264 quilômetros de Salvador, estão em festa. O anexo do Centro Comercial de Artesanato, composto por 28 boxes, foi inaugurado no último sábado (16).

rm veiculos
garra de aguia

 

As obras, no valor de R$156 mil, foram financiadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), através do Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir).

 

De acordo com o superintendente da CAR, Dernival Oliveira, que esteve presente na inauguração, ao apoiar a construção, a empresa considerou, principalmente, a importância da atividade artesanal para ampliação da renda de parte expressiva da população local e, consequentemente, o significado dessa atividade para a economia municipal e regional. “O Centro de Artesanato de Caldas do Jorro é um sucesso que deve servir de exemplo para toda a Bahia”, afirmou.

 

Para a presidente da Associação de Pequenos Produtores de Artesanato de Caldas do Jorro, Maria de Lourdes, o investimento feito pela CAR vai ajudar a melhorar a renda das 70 famílias que trabalham no local. “O nosso centro estava precisando dessa melhoria para incluir os artesãos que ainda não tinham um local digno pra trabalhar e também para chamar mais atenção dos turistas”, disse.

 

Edna de Abreu conta emocionada como está sendo trabalhar em um dos boxes do Centro. “Parece um sonho. O artesanato é o meu ganha pão, vivo disso, e antes eu perdia muita mercadoria. Os produtos eram comercializados em barraquinhas ao ar livre e ficavam a exposição do sol e da chuva. Minhas bolsas de palha estragavam por conta disso”, relata.

 

As sandálias de couro de Gilberto Gonçalves Ferreira também estão protegidas dos estragos causados pelo tempo.”Trabalho há 10 anos fazendo sandálias. É a primeira vez que tenho um canto meu para vende-las. Estou muito feliz”.

 

A artesã Maria Jailmara Jesus enfatizou que “agora dá gosto trabalhar”. “Era muito sacrificante pra gente. Tínhamos que madrugar pra armar a barraquinha de madeira e quando chovia era uma correria para cobrir os produtos e proteger do vento. Tínhamos muito prejuízo. Estou maravilhada por ter meu Box pra trabalhar”.

Fonte: Blog do vereador Seixas com texto e fotos  de Edson Melo

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*