BRASIL DO CARNAVAL, FUTEBOL E NOVELAS

rm veiculos
garra de aguia

Vereador Jorge Costa Seixas

No Brasil tudo é em função de eventos, de festas, até o ano só começa depois de uma festa, o carnaval, principalmente na Bahia. E 2012 vai ser um ano bem brasileiro, em fevereiro tem carnaval, outubro tem eleições, futebol o ano todo, e novelas todos os dias e o dia todo, tudo que o povo tupiniquim gosta.
Carnaval, futebol e novelas!!! Parece até receita de drinques… Deixa o povo tupiniquim muito doido, sem noção do tempo, todo mundo fica rico, tudo parece mais fácil.

rm veiculos
garra de aguia

.

Fica a impressão que estamos no verdadeiro paraíso, é de se pensar mesmo, de repente, para sediar as copas do mundo e das confederações, e mais que de repente estão aparecendo às soluções para todos os problemas crônicos nacionais, vejamos alguns:

.

Os morros cariocas passaram a ser habitáveis e socializados, a polícia conseguiu o que era impossível até então, subir os morros…

.

  De repente as SSP dos estados descobriram que existiam as “cracolândias”
 Os maiores  aeroportos em fase de modernização, adequação e ampliação, com mais conforto e mais segurança;

.

  Hotéis estão sendo erguidos de uma noite para o dia;

.

Os estádios, hoje arenas, estão sendo erguidos na maioria dos estados brasileiros, e se fala muito em “elefantes brancos”…
.
 Mobilidade urbana? É o tema mais preferido, quanta preocupação, discussão, e muitas dúvidas… Metrô, trens, ônibus?

.
Relacionamos alguns itens que alteraram o cotidiano do povo tupiniquim, tem mais algumas inserções com maior ou menor evidência, pode ter passado despercebido no momento pelo o autor.

.

O Brasil não mudou, pois, caso tivesse mudado, não seria difícil definir coisas básicas como a Lei da Ficha limpa. Ora, este é um dos sinais de que a Economia mudou, mas que o Brasil não mudou; posto que se tenha ainda enorme conflito quanto a definir qual seja o caráter dos que possam exercer o poder.

.

Realmente não mudou, a corrupção continua em alta, na versão do Governo os índices não aumentaram, afirmam que hoje existe mais transparência, pode até ser. O certo é que a mudança deveria ter acontecido nos decréscimos dos índices. Nem mesmo as vítimas das enchentes do Rio de Janeiro foram poupados, onde  alimentos, roupas, dinheiro foram desviados.

.
 
A “Copa” proporcionará quase 5 bilhões de investimentos para sediar a copa, receberemos quase 500 mil turistas, gerando empregos direto e indireto e o mais preocupante é que  teremos outro índice em alta, o da corrupção, é muito dinheiro em jogo…

.

Reconhecemos o poder da “Copa”, pois vem conseguindo mudar muito as nossas vidas. Sem a realização da “Copa” tudo isso seria apenas sonhos? Será que essas soluções constam no manual da FIFA? Nada disso poderia ser feito sem a “Copa”?
Isso me faz lembrar os investimentos no setor turístico, principalmente no nordeste baiano, existem tantos planos de ação, projetos, estudos, orçamento, emendas, e outras tantas coisas que já ouvimos falar. Na Bahia criaram tantos roteiros, a exemplo da costa do cacau, da baleia, do dendê, do descobrimento, e para todos esses roteiros já ouvimos falar de liberação de recursos, de investimentos, e quase todos esses roteiros constam cidades praianas ou foram palcos de cenas de filmes, novelas ou minisséries, principalmente as “globais”.

.

Precisamos urgentemente conseguir incluir uma das cidades do “Caminhos do Sertão” nos planos da Globo, quem sabe assim nossas cidades passem a ser conhecidas pelos gestores do turismo brasileiro.

.

Quem sabe se um dos autores das brasileiríssimas novelas faz com que um dos personagens tenha que pagar uma promessa em Monte Santo? Ou quem sabe, no seriado “vale a pena ver de novo” reedita o Cordel Encantado em Canudos ao invés de Brogodó? Poderia ter também uma cena em Tucano, imagine um desses galãs globais fazendo rapel no buraco do vento ou tomando banho quente no Jorro?

.
Parece cômico tudo isso, mais tem alguma veracidade, ou coincidência segundo eles, só sei que onde a Globo pisou por lá chegou algo, chega a ser triste essa constatação,  mais para os gestores do turismo brasileiro, a definição das cidades com potencial turístico serão apenas aquelas situadas na beira do mar ou que seja escolhida para sediar um cenário “global”
Outra opção seria a criação de um novo “PAC”, dessa vez para desviar o oceano atlântico…

.

Isso é Brasil!!! Só funciona depois do Carnaval, antes do Futebol e durante as novelas, nem que sejam as novelas de quedas de ministros por corrupção, novelas de implantação de metrôs, novelas para aplicação de leis… Isso é Brasil!!!

.
Por: Jorge Seixas – Vereador e administrador de Caldas do Jorro.

Cometários

comments

One comment

  1. E o que dizer de Tucano Exmº. Vereador? O que Vossa Excelência tem feito para mudar a realidade Social e política? Após quatro mandatos, três como situação e um bocado de tempo administrando Caldas do Jorro. O que melhorou em relação à Moradia Popular, ao esporte lazer e cultura, à saúde, à infraestrutura de estradas vicinais…
    É muita hipocrisia, não acha!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*