Tucano: Vereadores retiram de pauta, projeto de lei que prejudicaria os servidores

rm veiculos
garra de aguia
Servidores  marcam  presença maciçamente  na  seção ordinária   na câmara de vereadores  de Tucano

Servidores marcam presença maciçamente na seção ordinária na câmara de vereadores de Tucano

Na sessão da câmara de vereadores da última quarta-feira dia 27, os vereadores de Tucano, retirou da pauta do dia, o projeto 003/2013, que tratava da insalubridade paga aos servidores que atuam em locais de riscos.

rm veiculos
garra de aguia

Desde 2007 quando a atual diretoria do SINDSMUT assumiu os trabalhos de luta e de defesa do servidor, tem sido constante a defesa do cumprimento dos direitos dos trabalhadores que ao longo dos anos vem sendo desrespeitado.

Ainda no governo do ex-prefeito Rubinho, o presidente do Sindicato, conseguiu em reunião com o então prefeito e com as categorias, um pequeno avanço no que se refere a alguns direitos, a exemplo do adicional de insalubridade, que vinha sendo pago regularmente. Com a vitória de Igor Nunes – PT, muitos dos direitos dos servidores sofreram uma suspensão e a luta dos trabalhadores continuou e acirrou ainda mais. Entre tantas lutas se encontra o retorno dos pagamentos dos adicionais de Insalubridade, gratificação de risco de vida – GRV e tantos outros benefícios.

Na sessão do dia 27 de fevereiro, primeira sessão ordinária de 2013 da casa legislativa de Tucano, o executivo apresentou o projeto de lei 003/2013, que trata do adicional de insalubridade e que retornaria o pagamento desses benefícios aos agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitário de Saúde, Agente de Limpeza Pública e o pessoal da área de saúde, entre outros.

No meio da tarde o SINDSMUT teve acesso ao projeto de lei, através dos vereadores Ronaldo Moura – PRB e Conceição Dantas – PDT, e de acordo com o disposto no conteúdo do projeto percebeu o contraditório, entre o conteúdo e os princípios legais, já que o gestor estava oferecendo uma gratificação de 5, 10 e 15% respectivamente para os graus mínimos, médio e máximo. O que vai contrário a norma regulamentadora do MTE que prevê 10, 20 e 40% para os graus, mínimo, médio e máximo respectivamente.

Imediatamente o presidente do sindicato encaminhou oficio a presidência da casa, com cópias a todos o vereadores, solicitando que fosse revisto o conteúdo do projeto. E, minutos antes da sessão o vice-presidente do Sindicato, o senhor Nilson Negão, em conversa com a categoria e alguns vereadores, explicou mais claramente o transtorno que a votação do projeto causaria. Os vereadores se reuniram antes do inicio da sessão e decidiram retirar da pauta e fazer um estudo mais detalhado do mesmo.

A decisão de retirar da pauta de votação, contou com a participação dos vereadores de oposição e governistas, mostrando assim o poder que o trabalhador tem quando se unem na luta por melhores condições de trabalho.

Vereadores de oposição: Conceição Dantas-PDT, Ilmara Calazans-PR e Ronaldo Moura-PRB

Vereadores oposicionistas : Conceição Dantas-PDT, Ilmara Calazans-PR e Ronaldo Moura-PRB

Vereadores: Elaine do Carmo, David Andrade, presidente-Luciene Anicácio(Branca) e Jorge Seixas

Vereadores situacionistas: Elaine do Carmo, David Andrade, presidenta-Luciene Anicácio(Branca) e Jorge Seixas

Vereadores  situacionistas : Gildásio Penedo,Maísa Macedo,Romilson Oliveira, Carlos Alberto Farias, Rodrigo Cavalcante e Adenilton Miranda

Vereadores situacionistas : Gildásio Penedo,Maísa Macedo,Romilson Oliveira, Carlos Alberto Farias, Rodrigo Cavalcante e Adenilton Miranda

Texto: Adenilton Rocha de Oliveira – Presidente do Sindsmut / fotos-Gil Santos

Cometários

comments

One comment

  1. parabenizo ao sindicato e aos servidores engajados, nesse ato de intervenção!
    os servidores não podem prostar-se diante dos caprichos da elite política tucanense,esta por sua vez quer retroceder os avanços conquistados com muitas lutas.Nós enquanto servidores devemos lutar nao só para manter os direitos conquistados, como também, lutar por outros não alcançados! faço um apelo aos colegas professores ,que estão atuando como veradores, que vocês enquanto instigadores do conhecimento possam atuar de forma digna..fiscalizando as ações do executivo… que deixem o egoísmo, os feudos formados( as localidades sobre as quais vocês tem domínio) exerçam as vossas funções… a luta só está começando….! " a guerra pode ser adianda mais não evitada"( MAQUIAVEL, Nicolau. O Principe.)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*