O vereador Jorge Seixas do PSD protocolou na última seção da câmara municipal o Projeto de Lei que cria o CMSPC (Conselho Municipal De Segurança Pública Comunitária). Segundo o vereador Seixas é preciso intensificar ás ações de segurança em Tucano. A idéia é agregar toda sociedade organizada para discutir e traçar planos e ações para minimizar a violência que reina no nosso município.
O vereador acrescenta ainda que os índices de criminalidade de Tucano são preocupantes e alarmantes e a Câmara de Vereadores não podia ficar sem dá sua contribuição para tentar amenizar tal situação.
É sabido da competência estadual o trato da Segurança Pública, o Município pode e deve agir como representação dos seus habitantes com ações preventivas e de orientação aos órgãos competentes. Para isto é necessário unir esforços da sociedade, organismos e entidades não governamentais buscando ouvi-los, debater propostas concretas de integração
Um dos objetivos do Conselho é buscar e fornecer as autoridades encarregadas da segurança Pública elementos capazes de amenizar os índices de criminalidade que atingiram níveis insuportáveis, no âmbito do Município de Tucano
“Consideramos ainda ser fundamental a mobilização da sociedade por parte do Poder Executivo para a implantação do Conselho de Segurança, para que não fique somente na propositura apresentada, entendendo que a participação maciça de todos os segmentos da sociedade será vital para o Conselho.” Afirmou o vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores.
Pelo Projeto do vereador Seixas, o CMSPC terá a participação de 14 membros com mandato de dois anos, sem direito a remuneração.
Conselho Municipal De Segurança Pública Comunitária, órgão normativo de deliberação coletiva com representação partidária do poder Público e da sociedade civil, terá por objetivo definir, acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas, as ações, os projetos e as propostas que tenham por fim assegurar melhores condições de segurança à população, no âmbito do Município.
Pelo Projeto do vereador Seixas, o CMSPC terá a participação de 14 membros com mandato de dois anos, sem direito a remuneração com a seguinte composição:
I. Um Presidente, indicado pelo Poder Executivo;
II. Um representante da Associação dos Comerciantes de Caldas do Jorro;
III. Um representante da CDL – Tucano;
IV. Um representante da Central de Associações Comunitárias de Tucano (CACTU);
V. Um representante da Guarda Municipal de Tucano;
VI. Um representante da Policia Civil do Estado da Bahia;
VII. Um representante da Policia Militar do Estado da Bahia;
VIII. Um representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social;
IX. Um representante da Vara de Infância e Juventude do Juizado de Menores;
X. Um representante do Conselho Tutelar de Caldas do Jorro;
XI. Um representante do Conselho Tutelar de Tucano;
XII. Um representante do Ministério Público Estadual;
XIII. Um representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Serrinha BA;
XIV. Um representante do Poder Legislativo Municipal;
XV. Um Vice-Presidente, que deverá ser indicado pelas entidades que compõem o Conselho;
A aprovação do PL 22/2013 será mais uma demonstração da nova postura da Câmara de Vereadores de Tucano, procurando sempre oferecer soluções para os problemas que atingem a população tucanense.
.
Fonte: Acessoria do vereador
muito bem pensado vereador!
sou tucanense e adorei o projeto.
…….reginaldo
Com relação ao Conselho Municipal de Segurança Comunitária,o vereador continua mostrando vontade política para solucionar os problemas do povo tucanense,creio que cabe ao projeto atribuir responsabilidade também,sobre a segurança Municipal,que o Conselho possa autorizar a intervenção policial em todos os conflitos e crises políticas do Município,para que haja missão de paz. Creio ainda que 6 membros deveram ser permanentes por 4 anos,tendo direito a voto.Os outros 8 membros rotativos com mandatos de 2 anos.Conforme a composição apresentada:I,II,III,VII,XII,e XIV.(voto); IV,V,VI,VIII,IX,X,XI e XIII ( rotativos).