O prefeito Ubaldino Amaral (PSC) foi cassado hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso de poder econômico. A votação da corte foi 6 pela cassação e um contra. O processo foi movido em 2008 pelo Promotor Público de Valente, na época Milen Castro. Nesse processo (1764896), o prefeito teria comprado 5 mil camisas e distribuído na eleição de 2008.
No julgamento na primeira instância, o prefeito Ubaldino tinha ganhado. O Ministério Público entrou com recurso e o Tribunal Regional Eleitoral acatou. Agora, além de recorrer da decisão, o prefeito Ubaldino terá que entrar com uma medida cautelar para tentar continuar no cargo até a decisão final no TSE, em Brasília.
A decisão ainda será publicada no Diário Oficial, nesta quarta 07. A partir daí, tomará posse o presidente da Câmara, Lucivaldo Araújo (Vado), do PR. Ele terá 30 dias para realizar nova eleição. Está será em caráter indireto, ou seja, os vereadores é quem vão eleger o prefeito. Isso acaba sendo um fator complicador para o ex-prefeito. Recentemente, ele perdeu um aliado importante e que dava maioria na Câmara, o vereador Regi Mota (PRB). O panorama político na Câmara de Vereadores atualmente está configurado assim: a situação tem quatro e a oposição tem cinco, de um total de 09 vereadores.
Informações reproduzida do site Retiro Notícias