Aconteceu na manhã dessa quarta feira dia 13 de março, assembleia geral dos servidores públicos municipal, oriundo da folha dos 60% do FUNDEB, conforme convocação do SINDSMUT – Sindicato dos Servidores Públicos, onde contou com a presença do Prefeito municipal de Tucano, do Secretário Municipal de Administração Planejamento e Finanças, da Secretária de Educação e Cultura, dos Coordenadores Pedagógicos e dos Diretores do Sindsmut.
O objetivo dessa reunião, foi dar continuidade aos trabalhos iniciados na Assembleia Geral do dia 09 de corrente mês e ano, onde a pauta tratou de assuntos referentes ao termo de ajustamento de conduta – TAC, solução das questões do 1/3 do tempo para planejamento, Campanha Salarial 2013 e demais assuntos pertinentes as reivindicações dos servidores públicos municipais de Tucano.
Após intensas discussões, ficou acertado que pare os professores que optaram por permanecer o tempo integral de sua carga horária em regência, será acrescido 22% de pagamento extra sobre o valor dos vencimentos, retroativos ao mês de janeiro; no que se refere ao termo de ajustamento de conduta ficou acertado aguardar o prazo estabelecido pelo Ministério Público; já para a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2013, o Sindicato apresentou uma proposta de reajuste de 12%, que depois de discutido entre as partes ficou aprovado o prazo solicitado pela administração para uma análise das contas e do impacto que esse valor representará, sendo combinado que no dia 06 de abril ocorrerá uma outra assembleia onde a administração apresentará uma contra proposta que se aceita será retroativa ao mês de março com pagamento feito em folha complementar.
Nessa reunião que contou com a participação de 453 pessoas com assinatura nas listas de presenças e mais alguns que não assinaram, ficou claro que quando se negocia diretamente com a categoria bons resultados pode acontecer. É esse tipo de negociação que o sindicato defende, sem intermediários e diretamente com o gestor municipal.
Por: Adenilton Rocha de Oliveira – Presidente do SINDSMUT
Como Professores estamos de parabéns pela iniciativa, união e luta pelos nossos direitos. Parabéns a Diretoria do Sindicato, ao Gestor por ter entendido que seria inevitável o diálogo com a Classe, mas é preciso mais sensibilidade nas discussões, pois somos cidadãos e precisamos dá e ter o respeito devido. Minha preocupação agora é de como vai ficar a situação dos vices e orientadores pedagógicos. A Secretaria precisa convocar urgente esses profissionais para uma discussão, um acordo de modo que nós não venhamos a sair perdendo.