Tucano: Projeto de lei obriga Bancos atender cliente em no máximo 30 minutos

rm veiculos
garra de aguia
DSCF4894

Ver. Ronaldo Moura

O vereador Ronaldo Moura Dantas do PRB apresentou na seção da ultima quarta feira dia 15, o projeto de lei nº. 20, que Determina aos Bancos, públicos e privados,  obrigações relativas ao atendimento dos usuários nas agências bancárias situadas no território do Município de Tucano, tendo em vista o tempo máximo de atendimento, de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

rm veiculos
garra de aguia

 De acordo com o parlamentar são constantes as grandes filas onde os clientes passam mais de uma hora para serem atendidos nos caixas. O Projeto de Lei em questão, já foi apresentado em outra legislatura onde não obtivemos êxito, naquela época o Sr. João Oliveira dos Santos, com o apoio do SINDSMUT, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal dentre outras lideranças comunitárias, fizeram uma serie de discussões, onde foi levantada a problemática causada pelo a falta de controle no atendimento nos bancos. Atualmente o projeto encontra-se em tramitação na câmara, onde contamos com o apoio de todos os vereadores pela aprovação deste projeto, e conseqüentemente  a sua sansão e cumprimento.

 PROJETO DE LEI Nº. 20 DE 01 DE MAIO 2013

         Art. 1º Os bancos com agências situadas no Município de Tucano deverão efetuar atendimento em tempo razoável

       § 1º Para os fins desta Lei, entende-se como tempo razoável de atendimento, o prazo máximo de vinte minutos em dias normais e de trinta minutos em vésperas ou após feriados prolongados.

§ 2º Nas agências de que trata o caput, os bancos são obrigados a fornecer aos usuários bilhetes ou senhas, onde constarão, impressos, os horários de recebimento da senha e de atendimento junto aos caixas.

           Art. 2º O atendimento preferencial, aos maiores de sessenta anos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência física e pessoas com crianças de colo, será realizado através de senhas numéricas preferenciais e oferta de no mínimo quinze assentos de correta ergometria.

           Art. 3º Os bancos deverão disponibilizar em todas as suas agências, pelo menos, um bebedouro de água e um banheiro para uso dos clientes.

           Art. 4º Os bancos deverão exibir em local visível nas suas agências as seguintes informações: o número desta Lei; o tempo máximo de espera para atendimento nos caixas; o direito a senha numérica onde conste horário de entrada e de atendimento; o direito a no mínimo quinze assentos para uso preferencial de idosos, portadores de deficiência, gestantes e pessoas com crianças de colo; e os locais do bebedouro e do banheiro para uso dos clientes.

Art. 5º – As agências bancárias têm o prazo máximo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da publicação desta Lei, para adaptarem-se às suas disposições.

Art. 6º O não cumprimento desta Lei sujeitará o infrator às seguintes penalidades, aferidas relativamente a cada agência onde se verificar a infração:

I – advertência, com prazo de trinta dias para regularização;

II – multa de dez mil reais na primeira autuação;

III – multa de vinte mil reais na segunda autuação;

IV – multa de quarenta mil reais na terceira autuação;

V – multa de oitenta mil reais na quarta autuação;

VI – multa de cento e sessenta mil reais na quinta autuação;

VII – suspensão da licença de funcionamento da agência, por prazo indeterminado.

Parágrafo Único – As multas cominadas neste artigo serão pagas mediante recolhimento aos cofres públicos municipal, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento da respectiva notificação.

Art. 7º – As denúncias dos munícipes, devidamente comprovadas, deverão ser encaminhadas à Secretaria de Administração e Finanças, concedendo-se direito de defesa ao Banco denunciado.

Art. 8º – O Município adotará providências junto ao Banco Central para o fiel cumprimento desta Lei.

Art. 9º – Revogam-se as disposições em contrário.

Art. 10º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Cometários

comments

2 comments

  1. Conforme projeto apresentado por o vereador, referente as agências bancárias do município de Tucano,vale salientar que seria de grande importância relatar sobre a proibição de parada e estacionamento de veículos de transporte de valores (carro forte) nas frentes ou proximidades de agências bancárias,no horário de funcionamento ao público das agências bancárias.

  2. conforme projeto apresentado pelo vereador Ronaldo e de muita importância pois hoje nos gastamos entorno de uma hora e meia para ser atendido numa agencia bancária isto e um abuso aos clientes que paga seus imposto em dias vale apena salienta que os caixa eletrônicos deveria ter uma proteção nas laterais para que neguem poça ver você digitando sua senha . nos investe tanto nos bancos eles não dão segurança pra nos .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*