Até o dia 22 de setembro, a Secretaria da Saúde de Tucano estima que cerca de 2 mil mulheres com idade entre 50 e 69 anos serão atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. O atendimento foi iniciado nesta segunda-feira (09) e está sendo realizado no Posto de Saúde Oswaldo Assunção, no centro da cidade.
Pode participar da ação itinerante mulheres que realizaram o exame há mais de um ano, dentro da faixa etária indicada pelo programa, e que foram identificadas em todo o município através dos agentes comunitários de saúde. Durante a primeira semana, o atendimento está voltado às moradoras do centro, e a partir do dia 14 (sábado) serão as comunidades rurais.
Joselina dos Santos Santana (foto), 63 anos, moradora da Rua da Creche, não perdeu tempo. Ela diz que sempre realiza o preventivo contra o câncer de mama e deixa o recado para as outras mulheres. “Eu vim fazer esse exame porque nós mulheres precisamos nos cuidar, porque hoje em dia a doença está aí. E eu gosto de fazer porque gosto muito de me cuidar e acho que todas as mulheres podem ser assim. Toda vez que faço me dou bem”, conta ela, orgulhosa.
.
Foto: Josevaldo Campos/ASCOM