Os moradores da Quixaba do Mandacaru, Pedrosa, Riacho do Moreira e Mandacaru, comunidades pertencentes ao município de Tucano, receberam na tarde do último domingo dia (22/04), a visita dos apresentadores do programa Tucano Verdade; Célia Carvalho e Gil Santos, além do empresário Ronaldo Ramos (Nadinho) e dos vereadores Hélcio da Pequena e Ronaldo Moura Dantas. Os visitantes ficaram horrorizados diante da realidade vivida pelos moradores daquelas comunidades, que além de sofrer com a estiagem que já perdura a mais de 90 dias, vivem esquecidos pelo poder público municipal.
Esquecidos pela atual administração, os moradores do povoado da Pedrosa, sofrem com as péssimas condições das estradas, com o fornecimento de água racionado através do carro pipa. A reportagem flagrou o momento em que os moradores aguardavam com os baldes perto da caixa d’água esperando para pegar um pouco do líquido precioso. No povoado de Mandacaru, a população pega água em um açude que é de propriedade do senhor Zeles que também já está secando.
Segundo um morador conhecido como Miúdo, o mesmo paga R$ 80, em uma carrada de água salobra para os animais beberem e R$ 200, em outra do povoado de Poção que fica a cerca de 40 km para o seu consumo e dos familiares.
Na fazenda Riacho do Moreira, a dificuldade ainda é pior uma vez que raramente o carro pipa chega até as casa para abastecer, obrigando as pessoas pegaram o balde, colocarem na cabeça e andarem quilômetros a procura d’água.
“Estamos vivendo abandonados pela pior administração que o município de Tucano já teve em seus 175 anos de emancipação política”, desabafou um morador do povoado da Quixaba do Mandacaru.
Há décadas os moradores daquela região esperam pelo tão sonhado projeto mandacaru que visa levar água potável para as referidas comunidades, projeto esse que nunca saiu do papel. Enquanto políticos inescrupulosos aproveitam para angariar votos em nome desse projeto, o povo sofre e os animais morrem de sede a espera d’água.
Direto da redação com fotos de Gil Santos
Achei ótima essa reportagem, mas gostaria que comentassem também com a questão do lixo que é um caso preocupante nesse msmo local, pois não tem local próprio para jogarem, nem pessoa certa para fazer a coleta do mesmo. Assim que venha a chuva teremos essa preocupações, pois talvez venha ter surtos de dengue.