O município de Tucano, hoje com 176 anos de emancipação (1837/2013), com 32 povoados e aproximadamente 53.000 hab. conforme último senso populacional de 2012 é riquíssimo em lençóis freáticos subterrâneos, os quais permitem abastecer alguns municípios circunvizinhos, como Cícero Dantas, dentre outros, com projeções para ampliar e estender esse abastecimento para outros municípios.
Lamentavelmente, os tucanenses, moradores de alguns povoados tão próximos de sua sede, sofrem com a falta de água, ficando reféns da política assistencialista, pois muitas famílias esperam um carro-pipa distribuir as migalhas de água para poder realizar as necessidades do dia a dia, situação que se agrava nos longos períodos de estiagem.
Infelizmente, não se vê no nosso município um estímulo para o fortalecimento do comércio local, nem mobilização dos dirigentes para melhorar as estradas que ligam Tucano às cidades vizinhas, seus povoados e distritos, o que dificulta ainda mais o seu crescimento. Como consequência, a partir do momento em que não se desenvolve, não atrai investimentos para a região.
Não se observa ainda incentivo a projetos de irrigação para gerar emprego/renda e diminuir os agravos causados pelas constantes secas. A título de exemplo, um projeto grandioso implantado próximo à sede do município, e que porventura poderia ser um destaque para a região, está abandonado, sem produtividade. Um município com aproximadamente 53 mil habitantes que deixa a desejar em infraestrutura, espaço de lazer, esporte e cultura, não oferece educação profissionalizante para seus jovens e a saúde pública segue ladeira a baixo.
Um dos maiores distritos do município (Caldas do Jorro), estância hidromineral com águas termais de 48º C, e grande potencial turístico, recebe visitantes de diversas cidades da Bahia, bem como de outras, e até de outros países. Apesar disso, não se vê uma preocupação mais eficiente ou interesse dos dirigentes em investir maciçamente para explorar mais o potencial do distrito a fim de gerar emprego/renda, atrair investimentos e grandes empreendimentos, para atender melhor os turistas e seus moradores. O fato hoje é que mais de 60% de Caldas do Jorro não têm pavimentação em suas ruas etc.
Dentre esses e outros motivos um município prestes a completar 177 anos de emancipação política em 2014, podendo ser considerado de médio porte, deve perseguir maiores anseios para seu povo. Deveria ser um município mais organizado, mais desenvolvido, com melhores condições de vida para todos e, acima de tudo, com justiça social.
Texto>> Cícero Pimentel de Miranda
Resumindo: Quer se candidatar, blá, blá, blá, blá isso tudo mundo já sabe sobre o município.
Cada população tem o representante que merece, já sabe dessa situação e continuam voltando nesses políticos corruptos, mostrar os problemas de um município não quer dizer querer ser político e sim uma cidade bem desenvolvida com pessoas civilizadas e com qualidade de vida ( Arilton Dantas, Gildásio Penedo, Rubens Arruda e Dr Igor ) São os representantes de Tucano sujos e mal lavados.
Pessoas que não se abre a novas possibilidades e acha que levantar questões de fato existentes, mas esquecidas as margens da política local e pouco cobradas por muitos é falar bla bla!!! só mostra a pobreza de espirito deste, que nem tem coragem de se identificar muito menos cobrar melhorias para seu município. Este e estes, nasceram pra ser submisso até nas opiniões emitidas.
O povo tem o que merece.
Muito bem jovem! fico feliz pelo ato de coragem. Tenho visto algumas de suas publicações muito boas por sinal, não sei qual objetivo especificamente, mas seja qual for acredite no que te move e se é interesse em ingressar na política seja bem vindo. Nossa cidade esta mesmo precisando de pessoas de coragem e que os jovens participem mais da vida pública.
Conheço esse jovem e sei que suas palavras são de preocupação com sua terra, desde da época que estudamos juntos no ensino médio ele já era insatisfeito com o lema de que política e religião não se discutia. Então como diz autor desconhecido, conserve os olhos fixos num ideal sublime, e lute sempre pelo que deseja, pois só os fracos desistem e só quem luta é digno de vida.
tucano só tem a ganhar com cicero ingressando na politica pois politicos de careter tem poucos e isso o cicero tem demais alem de novas ideias parabens tucano pelo futuro representante.
Muito boa a reflexão, simples e sucinta, mas muito feliz na forma de tratar do município. Tucano precisa mesmo se oxigenar politicamente.
Sabia que o PTC estava boas mãos em Tucano. Parabéns.
Grande jovem idealista! o PTC não podia estar em mãos melhor em Tucano.