O município de Tucano situado no território do Sisal, a 278 quilômetros de Salvador avança no processo de implementação da política pública de cultura. O avanço na política cultural da cidade é o resultado da reformulação do departamento de cultura agora vinculado a Secretaria de Educação, sendo reorganizada pelo então Secretário Gregório Luís, que instituiu uma equipeespecífica para cultura, sendo composta inicialmente por Antonio Ilton e Sônia Bastos, os mesmos têm contribuído e se empenhado na implementação e organização da Cultura, recebendo orientação/formação da Secretaria de Cultura do Estado através da Representação Territorial, Nadjane Estrela.
O município fez adesão ao Sistema Nacional de Cultura e estuda a minuta da lei do Sistema Municipal, abrindo espaços de diálogo com a comunidade artística para a implementação do sistema e consequentemente a participação popular na construção das políticas Culturais.
Tucano para além das águas termais, e belezas naturais, tem ainda vocação econômica voltada para a manufatura artesanal, sendo o Povoado de Tracupá um pólo de artesões de artefatos de couro, nas confecções de carteiras, bolsas, cintos dentre outros cuja produção exporta-se para os estados de São Paulo, Paraná, Brasília, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Pará, Maranhão, Minas Gerais e Ceará. Pratica-se também o artesanato de palha, fibras, cipó, madeira, cerâmica, dentre outros, que têm desenvolvido economicamente o município e fortalecido a cultura local.
Texto e foto: Nadjane Soares (Representante Territorial de Cultura do Sisal)