No último dia 10, a Semear Assessoria & Consultoria Educacional promoveu o curso de neurociências na educação, mediado pelo Prof. José Gipson, também psicanalista, conferencista e terapeuta ocupacional. O momento foi uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos a respeito do cérebro e sua relação nos processos de ensino/aprendizagem.
O curso também discutiu as neurociências do aprendizado, o cérebro, a adolescência e o cérebro em transformação, sistemas de recompensa e, dentre inúmeras outras questões, a importância da saúde mental. Participaram da turma estudantes de Serviço Social, Educação Física, Pedagogia, dentre outros.
A formação acontecerá novamente nos dias 29 e 30 de maio/2015, com uma nova interface, propiciando novas discussões em torno de uma temática importante e cada vez mais atual dentro do cenário educativo, sendo extensiva não só a universitários, mas todos àqueles que anseiam por mais conhecimentos, uma forma de por fim aos preconceitos, exclusões, segregações e de construção de uma sociedade mais humana e inclusiva.
“Estar mais uma vez com o Prof. José Gipson foi uma oportunidade indescritível. As nossas interlocuções, momentos de partilha e de problematização sobre as questões relativas ao cérebro e sua relação com o processo de aprendizagem não tem preço. O curso foi espetacular!”, afirmou Vanusa Santos, professora da Escola Municipal Zélia de Brito Moreira Ramiro e tutora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, polo de Tucano/BA).
“Gipson é um educador no sentido pleno da palavra. Não possui lattes, mas é PhD (professor humano demais). Compartilhar discussões em torno de um assunto tão necessário aos profissionais da educação foi uma experiência ímpar. Novamente reitero sua habilidade em não ficar restrito à temática do curso, fazendo deste uma forma de discussão sobre a vida”, destacou Osvaldo Alves de Jesus Júnior, professor e colunista do Portal Tucano.
Texto> Osvaldo Jr