Nesta segunda-feira (01/02), o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Dailson Andrade, se reuniu com a diretora geral da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Ila Baraúna, para buscar ações que contribuam com a ampliação da capacidade de produção e fortalecimento de cooperativas de Tucano.
Para reforçar o pedido, Dailson foi acompanhado de Reinaldo Macedo, diretor da Coopelad (Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região); Sérgio Evangelista, diretor da Coopact (Cooperativa dos Produtos de Artefato de Couro da Comunidade de Tracupá), além do vice-presidente da Câmara Municipal, o vereador David Andrade.
A Coopact apresentou como principal necessidade a disponibilização de um veículo utilitário para otimizar o processo de escoamento dos produtos. “Nossa cooperativa já atende diversos cantos da Bahia e do Brasil e nossa maior dificuldade é levar nosso produto” relatou Sérgio.
Já a Cooperlad pontuou como demanda emergencial a ampliação da unidade de produção que atualmente não consegue acompanhar a capacidade de produção da cooperativa. “Nossa cooperativa hoje é grande e nosso tamanho ainda é pequeno”, explicou Reinaldo.
A diretora geral, Ila Baraúna, se comprometeu em agilizar o andamento dos pedidos apresentados e reiterou o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar. Na oportunidade, o secretário Dailson Andrade solicitou ainda que a SDR junto com a CAR possa acelerar o processo de retomada da obra de construção do Centro de Convenções da Agricultura Familiar de Tucano, e também pediu, oficialmente, que sejam disponibilizadas mais 415 cisternas para o município.
Durante a visita a Salvador, o secretário também se reuniu na Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário (CDA) com a equipe que realizará o processo de regularização fundiária de Tucano.
Ascom PMT