A polícia civil de Ribeira do Pombal acaba de concluir as investigações sobre o assalto envolvendo o prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, seu pai, Zelitão, e sua madastra, Karla Cybelly, no dia 21/10/2013, uma segunda-feira, dia em que os os munícipes despertaram chocados com a notícia de que seu prefeito teria sido “sequestrado” durante um assalto à fazenda de seus familiares, conforme informou o post POMBAL: PREFEITO E FAMILIARES SÃO ASSALTADOS POR BANDO ARMADO. Porém, quatro meses depois do susto, uma equipe de investigadores de Ribeira do Pombal, conduzida pelo delegado Equiber dos Santos Alves, logrou desvendar o crime, apontando sua autoria e materialidade.
Segundo consta do relatório encartado no Inquérito Policial nº 209/2013, o roubo foi praticado por dois assaltantes do município de Nova Soure, os irmãos Rafael Wellikson da Cruz Xavier d Souza e Rodrigo da Cruz Xavier, que estão com prisão preventiva decretada, porém foragidos; e um de Ribeira do Pombal, o menor A. N. L, conhecido na cidade como “Tonhão”, e na cidade de Tucano como “Dimenor”. Este chegou a ser internado provisoriamente, mas já está na rua, neste momento. Os autos do inquérito policial já se encontram na Promotoria de Justiça criminal para oferecimento de denúncia.
.
Em entrevista exclusiva concedida à redação do Blog do Gomes, o delegado Equiber dos Santos Alves afirmou que a investigação foi muito trabalhosa, vez que a mesma se deu por análise de crimes semelhantes em toda a região, se utilizando de vídeos e imagens de sistemas de segurança para identificação dos criminosos. Com as imagens obtidas, constatou-se que o carro utilizado para cometer um assalto no Jorrinho, povoado de Tucano, um Siena prata, foi o mesmo usado no assalto ao prefeito Ricardo Maia. As imagens também revelaram que o tênis utilizado por um dos criminosos, um pouco antes no assalto a um posto de combustível do Jorrinho, era semelhante ao encontrando na fazenda dos Maia no curso da investigações.
Selfie
O prefeito Ricardo Maia, que estaria sendo ameaçado de morte pelo menor, informou ao blog que reconheceu os assaltantes em imagens e vídeos que lhe foram apresentados na Delegacia de Polícia de Ribeira do Pombal. Mas um fato curioso lhe chamou a atenção. Um dos marginais resolveu fazer um “selfie” (foto de si mesmo) – de shortinho – com um dos celulares roubados. Contudo, para azar do meliante, o aparelho telefônico foi recuperado pela polícia, sendo convertido em prova material do crime. O celular foi localizado nas proximidades do local em que Ricardo Maia e Karla foram libertados no dia do assalto. Os assaltantes “maiores” foram indiciados pela prática de roubo qualificado, nos termos do art. 157, § 2º, incisos I, II e V, do Código Penal, por terem praticado o crime: em concurso de mais de duas pessoas, com emprego de armas de fogo, e restrição da liberdade das vítimas.
Fonte > Blog do Gomes