Devido a irregularidades na licitação para compra de gêneros alimentícios da merenda escolar nos anos de 2009 e 2010, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana (PT), foi condenado pela Justiça Federal por improbidade administrativa. A decisão, que também prevê multa de R$ 10 mil, implica na perda dos direitos políticos do gestor pelos próximos três anos.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, Santana já recorreu da condenação, entrando com representação através do advogado Fernando Rugge. Ele permanece no cargo.
A decisão, movida pelo Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA), foi decretada pela juíza Maízia Seal Carvalho Pamponet. O recurso para a merenda escolar faz parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Junto com o prefeito, que está no segundo mandato consecutivo, outras seis pessoas que participaram da licitação tiveram as mesmas penas: Diones Sousa Guimarães, Anderson Fonseca Pereira, Alberto Antônio de Brito, Renivaldo Gomes de Lima e Adelson Oliveira dos Santos.
Fonte: Portal Diário Bahia