POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO

rm veiculos
garra de aguia

.

O município de Tucano é um dos municípios mais ricos da região semi-árida da Bahia e um dos principais motivos desta riqueza é que o nosso município está em cima de um dos maiores lençóis freáticos do Brasil que é a Bacia Tucano, um grande mar de água doce em nosso subsolo, assim como também temos as águas termais de Caldas do Jorro, Jorrinho e Mandassaia, que se forma um grande potencial turístico, o nosso trabalho com os artefatos de couro em Tracupá, Caldas do Jorro, Creguenhém, Quixaba Santa Rita, Gameleira, Rio do Peixe entre outras comunidades que trabalham com esse seguimento, e também o nosso potencial agrícola que é à força da agricultura familiar do nosso município.

rm veiculos
garra de aguia

.

Mas infelizmente toda essa riqueza não vale de nada se o poder político não intervém de forma positiva nessas potencialidades, a saber, por exemplo: se perguntarmos aos comerciantes do Jorro qual o investimento que o poder público local realizou nos últimos anos, certamente irão dizer que foi a realização dos festejos de São João e com certeza irão responder que foi muito bom as vendas aumentaram bastantes os hotéis e pousados ficaram lotados, sim e depois será que eles não gostariam que essa movimentação continuasse o resto do ano, será que iriam achar ruins está recebendo turista o ano todo, ai certamente irão aparecer uns e dizer a mais o Jorro sempre recebe turista sim recebe, mas ai fica uma pergunta no ar esse turista retorna outras vezes, é inadmissível um local turístico como o nosso Jorro esteja tão abandonado, não temos uma delegacia do turismo, as ruas sem pavimentação, prostituição às claras, aumento drástico do tráfico de drogas e tudo isso tem causa, FALTA DE PRESENÇA DO PODER PÚBLICO, ou seja, qual a oportunidade que os jovens do Jorro têm de praticar esportes, participar de eventos culturais, quantos ginásios poliesportivos tem no Jorro, quantos espaços culturais existem.

.

Outra riqueza importantíssima para o nosso município é a agricultura familiar, sem sombras de dúvidas o item econômico mais importante de nosso município, se perguntar aos nossos comerciantes como foram às vendas do final do ultimo ano e início deste, as respostas serão todas negativas e esse é um sinal e reflexo do poder da agricultura familiar, seja dos produtores de feijão e milho, dos apicultores, dos pecuaristas, dos agricultores que trabalham no beneficiamento de umbu, caju, manga e outros produtos da nossa região, resumindo se essa área for mal o município todo sofre as conseqüências, portanto, é inadmissível que o poder público local não tenha nenhuma ação de incentivo aos agricultores familiares, salvo algumas parcerias como o Plano Safra, mas do contrário, praticamente nem Secretaria de Agricultura nós temos, pois a estrutura que temos é inoperante, isso mostrando claramente o descompromisso da administração pública com o setor agrícola e isso não é culpa do secretário de agricultura, pois o mesmo apenas administra os salários dos funcionários e isso é triste.

.

E não adianta dizer que é por que não existem oportunidades por que existe sim, o governo atual não se importa com Programas como o PAA, PNAE programas esses que são muito importantes para os agricultores familiares, no entanto, o governo municipal torce a cara para essas oportunidades e não investe nada nestes programas, apenas quando uma entidade ou outra elabora seus próprios projetos por conta própria. O poder público local é o grande culpado por que é um município que está inadimplente com o INSS e, portanto, impossibilitado de realizar convênios e, portanto, impossibilitado de encarar o desenvolvimento do nosso município, ou seja, é incapaz proporcionar uma vida melhor para a população de Tucano.

.

Sem o município podendo firmar convênios diretamente com o governo Estadual ou Federal é praticamente impossível que nós consigamos encarar certos problemas de perto ai muitos projetos vão se embora e a população é quem perde, daí não existe as quadras poliesportivas nos bairros e nos povoados, não existe os projetos de geração de renda para a população, não existe casas populares e uma série de outros convênios que podem ser firmados para contribuir com o desenvolvimento da nosso querido município, tornando o mesmo o lugar sem oportunidades.

.

Por: Davi Andrade Santos -( David Andrade)

Coordenador Financeiro do Coletivo Ação Juvenil de Tucano – COAJ

Bacharel em Serviço Social

Consultor de Associações e Cooperativas de Produção

Vice Presidente do PT de Tucano

Cometários

comments

2 comments

  1. Parabéns pelas observações.

  2. É isso mesmo David!! Eu sempre confessei que sou otimista, continuo sendo! Apenas tenho consciência que a população de Tucano(principalmente os eleitores) andam de forma lenta! Apesar de estarmos vendo já lagumas mudanças! Acho que vale a pena continuar escrevendo/debatendo/opinando e torcendo para que a população pise no acelerador com consciência. O mundo está passando por grandes transformações! Tucano continuua com a paralizia de sempre! Precisamos ACORDAR/ACELERAR e torcer para que as mundanças que estão ocorrendo no mundo cheguem até nós nem que seja de paraquedas(Como dizia o saudoso LAUURO SACRO)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*