A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira sete pessoas em uma operação contra uma quadrilha de tráfico internacional de drogas e armas, que atuava em cinco Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia, Paraná e Mato Grosso do Sul. Duas pessoas continuam foragidas. Foram apreendidos três toneladas de maconha, 400 quilos de cocaína e oito quilos de haxixe, além de duas armas de fogo e cinco veículos.
Segundo as investigações, as drogas e as armas entravam no Brasil pela fronteira do Paraguai, com destino a Mato Grosso do Sul, e também chegavam ao país oriundas da Bolívia para Rondônia. O destino final eram cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, consideradas pela PF os “grandes centros consumidores”.
Os criminosos transportavam as drogas e armas em fundos falsos de caminhões e ônibus. A base de operação da quadrilha funcionava no município de Umuarama, no interior do Paraná, entre a fronteira do Paraguai e de Mato Grosso do Sul. O local era usado para recrutar os motoristas e batedores da quadrilha.
A operação, batizada de Urutau (espécie de pássaro noturno), foi iniciada em março como desmembramento de outra operação deflagrada no ano passado. A Polícia Federal monitorou e mapeou a ação do grupo durante quatro meses. Ao todo, sessenta agentes da PF foram mobilizados para cumprir os mandados de prisão e apreensão.
Fonte: Portal Veja