Tucano será beneficiado, até maio, com mais cisternas que serão destinadas para moradores de todo o município, conquista importante para a Política de Universalização da Água da Prefeitura conjuntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Nesta quinta e sexta-feira, o prefeito Dr. Igor, o secretário da Agricultura Jaime Matos e o técnico em agropecuária da secretaria Carlos Melo se reuniram com Roberta Almeida Nascimento, assistente social do Governo do Estado, para definir os critérios de cadastramento das famílias, prazos e outras questões relacionadas ao processo.
Durante a reunião, ficou definido que oito comunidades que não estão sendo abastecidas pela parceria Prefeitura – Exército por falta de cisternas serão as primeiras a receberem o benefício. Para ser contemplada com uma cisterna do projeto, a família precisa preencher alguns critérios, informa a assistente social, dentre eles morar na zona rural, não ter água encanada na residência, estar inscrita no Cadastro Único (quem não estiver será encaminhado junto à Setrades), ter renda per capta (por pessoa) de até no máximo R$140 ou ter abastecimento de água oriundo de poços salinizados, impróprio para consumo humano.
Durante o processo de cadastramento, que será realizado por um profissional destinado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Governo do Estado, devidamente identificado, serão formados em cada comunidade um Grupo de Apoio Comunitário, que terá como tarefa auxiliar na identificação e mapeamento das famílias que necessitem da cisterna. O Grupo será composto por um agricultor, um agente comunitário de saúde e mais um homem e uma mulher da comunidade.
Devido à grande demanda e urgência no abastecimento de água, serão liberadas cisternas de polietileno, que são mais práticas e rápidas para serem implantadas nas residências. O procedimento incluirá cadastramento, visita de equipe técnica do Governo do Estado ao local onde será instalada a cisterna, capacitação das famílias beneficiadas, instalação e fiscalização.
Em Tucano, o trabalho de identificação das famílias e cadastramento será realizado também em parceria com as secretarias de Saúde e a de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrades). As cisternas é uma conquista da Prefeitura junto ao governo estadual, por meio da CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Mais detalhes e outras informações na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Ascom PMT