“Eu fiz um cartão do Cras, porque se precisar de algum atendimento é só procurar em Tucano. A atividade está muito boa, especial, bem bonita. Já fiz exame do colesterol, da diabete, medi a pressão, tá muito bem. Valeu a pena, é a primeira vez que vejo uma atividade dessa por aqui”.
As palavras acima são de seu Henrique Manoel de Santana, 65, morador da comunidade de Caminho Velho, uma das localidades beneficiadas com as ações da IV Feira Volante de Cidadania na Fazenda Paus Brancos, que recebeu moradores também das fazendas Canoa, Vereda Funda, Bananeiras e Passagem.
Durante todo o dia, moradores como seu Henrique tiveram acesso a serviços de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia, exame de tracoma, hanseníase e verminose; saúde bucal, corte de cabelo, emissão de fotos, além de contar com balcões de informações e cadastramento do Bolsa Família, CadÚunico, Conselho Tutelar, Caps e Cras, emissão de fotos e Carteira de Reservista, dentre outros.
Trabalhando com base no tema “fortalecendo seus direitos na luta contra o trabalho infantil”, o evento contou uma grande presença de crianças, que foram envolvidas em atividades de lazer e educacionais.
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Nailton Santana, que acompanhou as atividades na comunidade, falou sobre o resultado da intervenção. “As mudanças são as melhores possíveis, todos saem satisfeitos, com autoestima elevada, pois é uma novidade para as comunidades, sendo um dia diferente para todos, de muitas informações e lazer, e onde os pais buscam informações, os filhos brincam e interagem uns com os outros”, destacou.
A IV Feira Volante de Cidadania foi realizada na Escola Machado de Assis, localizada na Fazenda Canoa, das 8h às 16h. A realização é do Centro de Referência da Assistência Social – Cras Nova Esperança, em parceria com a Prefeitura e outras entidades de Tucano.
Foto: Josevaldo Campos/ASCOM