Meu Deus! O que será do nordestino?

rm veiculos
garra de aguia

Quero iniciar esse texto, lembrando o grande poeta Gonzagão que em sua música A Triste Partida, e em muitas outras de sua composição, relatou sobre um tema que é bastante conhecido pelos nordestinos, a SECA.

rm veiculos
garra de aguia

 

O problema que assola todos os anos o nosso povo, que mesmo sabendo quando ele chega e como funciona, a falta de preparação se repete ano após ao longo dos tempos,  pois ninguém se organiza para conviver com esses fenômenos naturais.

 

Setembro passou
Outubro e Novembro
Já tamo em Dezembro
Meu Deus, que é de nós,

[…]

A seca existe desde que me entendo por gente, e nunca presenciei ninguém fazendo nada para mudar a situação. Ela sempre vai existir, isso é um fato, nós é que devemos aprender a conviver com ela. Assim como o povo nômade do deserto aprendeu a conviver também.

Assim fala o pobre
Do seco Nordeste
Com medo da peste
Da fome feroz

[…]

Tenho viajado muito pela região de Tucano, seus povoados, distritos e fazendas e tenho visto o sofrimento do povo, sem água para consumo humano e animal, e por conta dessa situação alguns políticos inescrupulosos se aproveitam da situação para transformar a seca em máquina de fazer voto. Por isso, nesse período é um fato corriqueiro, os cabos eleitorais andarem subindo e descendo sempre na busca de algum agricultor disposto a vender a alma ao diabo em troca de alguns carros pipa de água.

Sem chuva na terra
Descamba Janeiro,
Depois fevereiro
E o mesmo verão

[…]

 

É triste a situação que presenciamos na zona rural, agricultores queimando mandacaru e palmatória para alimentar os animais descarnados e sedentos, geralmente presos em pequenas glebas de terra onde se encontra apenas areia, pedra e um ou outro pé de algaroba que serve como sombra.

Apela pra Março
Que é o mês preferido
Do santo querido
Sinhô São José

[…]

Muitas vezes nos perguntamos de quem é a culpa para que tudo isso aconteça, e nunca encontramos a resposta, mas posso afirmar que a causa para tantos destemperos da natureza, se dá por conta do mau uso do solo, da destruição das matas nativas, dos assoreamentos dos rios, riachos e córregos, do uso desordenado de máquinas agrícolas e por fim o fator primordial que é a ganância e sede de poder em um mundo capitalista de homens explorados pelos próprios homens, onde você vale o que você tem e nessa guerra de poderes quem acaba pagando o preço e a natureza que agoniza e morre destruindo vidas na fauna e na flora.

Homem cortando mandacaru para o gado comer

Zé Miúdo do Macário cortando mandacaru para alimentas as vacas leiteira

Animais ergue a cabeça para comer folhas de algaroba

Verdadeiros cemitérios são formados para jogar animais mortos vítimas da fome e da sêde devído a seca

Grande prejuizo para os criadores com a mortandade dos animais em Tucano-BA

Os açudes ja secaram com a estiagem, o que deixa criadores ainda mais desesperados

Texto por Adenilton Rocha/ fotos Gil Santos

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*