Mesmo com a chegada da chuva, criadores ainda se apertam para alimentar os rebanhos em Tucano e região

rm veiculos
garra de aguia

Diante  da  maior seca  dos últimos 40 anos, a população dos municípios do Nordeste Brasileiro, vêm sofrendo com a falta d’água  e de alimentos, principalmente  para os  animais. Nos municípios da região sisaleira da Bahia, como;  Tucano, Araci, Euclides da Cunha, Quijingue, Cansanção, Valente, Conceição do Coité, Queimadas, Retirolândia, dentre outros, o cenário é desolador. São centenas de animais mortos  de fome e sede.

rm veiculos
garra de aguia

Percorrendo  algumas  comunidades rurais  do município de Tucano, na tarde deste domingo dia 4/11/2012, nossa reportagem, registrou as margens das estradas vicinais, rebanhos  em propriedades que só tem  a terra seca.

Na comunidade de Covoão, zona rural de Tucano, nossa reportagem  conversou com  o criador Edmilson Pimentel e a sua esposa Natí. Eles  informaram,  que desde  o dia 14 de outubro de 2011, que vem comprando ração para alimentar o pequeno rebanho que tem  aproximadamente, 18 cabeças de bovinos.

Edmilson- criador

Segundo o senhor Edmilson,  as chuvas dos últimos  anos, não tem sido suficiente para brotar vegetação para os animais se alimentarem,  e nem armazenar  água  nos barreiros para os mesmo beberem. Ainda de acordo com  ele, além da palma, farelo de soja e milho moído, tem comprado na cidade de Barreiras, região sudoeste do Estado, feno de capim á  R$160,00, o rolo com 300 kg, para  ajudar  na alimentação do gado.   “Como se não bastasse à ração, varias vezes comprei carradas d’água a R$ 45, 00, 50,00 e 60,00, para o rebanho beber”, disse.

Mas, com as chuvas que começam a cair no município e em outros da região, a esperança do sofrimento acabar, ressurge, não só para  o seu  Edmilson e a sua esposa Natí, mas  também  para outros criadores que enfrentam os mesmos problemas.

A chuva que  caiu no município de Quijingue, no final da tarde do último sábado dia 3, colocou água em vários açudes e até riachos, o que  favoreceu para o Rio Masseté em Tucano descesse com água, amenizando pelo menos a sede dos  animais. Já a vegetação, ainda demorar  uns 30 dias para matar a fome  dos rebanhos.

Durante a produção  desta matéria, a chuva  voltou a cair com  maior intensidade na sede e zona rural do município de Tucano, uma vez que desde  o dia 2, a mesma era em pequena proporção.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E VISUALIZE AS OUTRAS FOTOS…

Texto e fotos por: Gil Santos

Cometários

comments

One comment

  1. O egoísmo dos seres humanos a ambição faz com o que o planeta fique cada vez pior, e no final das contas quem acaba sofrendo são os animais por pagar pelos erros que não cometeram e acabam passando fome e sede, o planeta pede socorro e os animais também, então o melhor a fazer é ajudar e reconhecer os nossos erros perante a seca porque a culpa são daqueles que possui um egoísmo maior que o seu próprio tamanho e seu próprio "EU" e os inocentes pagam pelos erros por exemplo: os animais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*