Mais de 300 documentos foram emitidos em Tucano neste sábado (16) durante o mutirão pela Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, uma iniciativa dos governos federal e estadual em parceria com a Prefeitura de Tucano.
Dona Helena Paula de Jesus (foto), moradora da Fazenda Raspadouro, viu no mutirão a oportunidade para saber a idade certa e ter, pela primeira vez na sua vida, uma certidão de nascimento com as informações dela. “Graças a Deus não precisei até hoje, mas daqui pra frente tem que tirar”, admite ela, depois de ser lembrada que sem a documentação básica não poderia acessar diversos benefícios que tem direito, como aposentadoria.
Na mesma situação estava seu Tomaz Reis de Jesus, morador do Poço Redondo, que pela primeira vez vai poder dizer para as pessoas a idade com precisão, e lembra como ficou sabendo do mutirão. “Eu peguei no rádio ontem na roça, falando que quem não tivesse o documento, o papel, que podia vir aqui que tirava. Aí eu conversei com o rapaz que leva e disse ‘vai dar certo, eu vou tirar o papel’”, conta, pensativo. Questionado sobre o motivo que o fez participar do encontro e o que estava sentindo depois de encaminhar sua primeira documentação básica, ele foi certeiro. “Eu vim porque não tenho papel [documento] nenhum. Hoje eu ganhei tudo e sou um homem feliz no mundo”, comemora.
Além de certidão de nascimento (1ª e 2ª via), foram emitidas Carteira de Trabalho, Reservista, cartão do Bolsa Família e do SUS. Houve, ainda, emissão de fotos 3×4 e estande do Procon para orientações à população. Segundo a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Soraya Santana, o evento foi um sucesso. “Foi gratificante contribuir para a erradicação do subregistro civil de nascimento em nosso município, uma vez que asseguramos a todos o que é de direito, possibilitando-os ter acesso à documentação básica”, disse. O mutirão foi realizado na sede da Setrades.
.
Foto: Josevaldo Campos/ASCOM