O município de Quixabeira, no centro norte baiano,deve providenciar até esta sexta-feira (15) transporte escolar para crianças que moram na zona rural da cidade.
Na terça-feira (12), a prefeitura municipal foi intimada a destinar o transporte através da decisão do juiz de Capim Grosso, Abraão Barreto Cordeiro, que estipulou prazo de 48 horas para a efetivação da medida.
O transporte deverá buscar e deixar os meninos em casa, sob a pena de multa diária de R$ 5 mil. A decisão judicial acatou liminar do Ministério Público estadual, por meio do promotor Luciano Valadares, depois de ouvir o pai das quatro crianças, todos moradores da localidade Fazenda Barriguda.
Segundo o responsável pelos menores, as crianças têm várias dificuldades para estudar, tendo que percorrer diariamente distância superior a cinco quilômetros, somadas ida e volta.
De acordo com o promotor, foi tentado um acordo com a prefeitura para viabilizar o transporte, mas a proposta foi rejeitada sob o argumento de que a inclusão do trajeto traria custo adicional ao serviço de transporte público escolar.