Foi realizada no último domingo dia 27, a segunda campanha de saúde animal em Tucano. O evento teve como objetivo, a castração de cães e gatos, para impedir a proliferação descontrolada.
O projeto Saúde Animal, foi criado pelo casal Antônio de Rumão e Neide Andrade, a cerca de sete meses, com o intuito de tratar e retirar das ruas, animais que sofrem maus-tratos e abandono dos seus donos, bem como, de pessoas de baixo poder aquisitivo, que não tem condições de pagar um tratamento veterinário para o seu animal de estimação.
Segundo os idealizadores do projeto, foram realizados pelo médico veterinário, Dr. Jandson Bruno Correia Bastos, CRMV 3812, (52 atendimentos, onde; 20 foram castrações e 32 consultas), além de um filhote de cão, que foi encontrado com fratura exposta em uma das patas e foi encaminhado para tratamento cirúrgico na Clinica JB em Euclides da Cunha.
Ainda de acordo com os idealizadores, a realização deste projeto, só tem dado certo, devido o apoio e a colaboração financeira das pessoas e de alguns comerciantes do município de Tucano, para custear os atendimentos e os medicamentos.
A castração consiste em uma cirurgia feita em cães e gatos, machos e fêmeas, para impedir a proliferação descontrolada. O procedimento cirúrgico, realizado por médico veterinário, é simples, rápido e indolor, uma vez que o animal é anestesiado.
VANTAGENS DA CASTRAÇÃO
-
Diminui drasticamente o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos;
-
Elimina a gravidez psicológica, comum em algumas fêmeas após o término do cio, o que ocasiona aumento das mamas, a produção de leite e irritabilidade excessiva;
-
Diminui o risco das fugas e brigas, que podem acarretar acidentes graves e até fatais;
-
Diminui os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio;
-
Elimina os estados de excitação por falta de cruzamento (e o embaraço com as visitas!);
-
Elimina o cio e conseqüentemente a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio, assim como as desagradáveis reuniões de machos na porta de sua residência;
-
Diminui o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território. A urina também perde o odor forte e desagradável;
-
Previne a gestação de risco (em animais idosos a gestação é sempre de risco).
Em seis anos, uma cadela e seus descendentes podem gerar 64 mil filhotes!! No caso das gatas esse número é ainda maior.
Castrar é um ato de amor! Mais do que isso, a cirurgia é uma forma de fazer sua parte na grave questão do abandono de cães e gatos!
As pessoas que quiserem ajudar é só entrar em contato nos telefones (75) 9162-9399 / 9900-4934 ou pela Fan Page Projeto de Saúde Animal em Tucano. Façam suas contribuições e vamos ter uma cidade sem animais doentes e abandonados nas ruas. Os idealizadores do projeto agradecem a todos os patrocinadores. Vamos lá Tucano vamos juntos fazer a diferença!
Texto e fotos por: Gil Santos
Amei a matéria sobre o projeto Animal de Tucano , parabéns a Todos.
Parabéns a toda equipe e em especial aos colaboradores,Dedicação, amor e paciência são as chaves também para o sucesso.Que Deus abençoe a todos.
O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.