Em entrevista nesta quarta-feira (28) no programa Tucano Verdade, da rádio Tucano FM, o professor Gregório Luís de Jesus, membro da comissão municipal pró UFNB, e o vereador David Andrade, da comissão territorial, trouxeram as últimas notícias sobre o processo de escolha das cidades que serão indicadas para sediar a Universidade Federal do Nordeste da Bahia no território do Sisal.
Segundo Gregório, a informação divulgada de que os municípios de Serrinha e Santa Luz foram escolhidos como sede é incorreta, porque a decisão ainda será tomada durante ampla reunião que acontecerá nos dias 4 e 5 de fevereiro em Valente e Serrinha, respectivamente. “O que se tem é uma decisão de parte da comissão. As cidades que estão sendo divulgadas não se constituem as cidades que sediarão os campi do território do Sisal. Essa discussão ainda acontecerá”, informou.
O vereador David Andrade, que disse estar “chateado e indignado” com a situação, defendeu que a definição das cidades precisa envolver prefeitos, sociedade civil e entidades. “A gente estava a qualquer custo brigando para que essa decisão fosse tomada de forma democrática, de forma dialogada com todos os atores sociais e políticos do território. Isso foi feito por uma comissão, da qual eu faço parte, mas no dia da reunião nem sequer convidado eu fui, acho porque sabiam que Tucano ia se candidatar a sediar este campus”, assegurou o vereador.
Segundo o vereador, o projeto acadêmico de criação da UFNB já está pronto, faltando apenas o nome das cidades do território do Sisal e a sede da reitoria. “Nós conseguimos marcar duas reuniões, botar a decisão em análise da comissão para a realização de um fórum maior. Nos outros territórios essa decisão, por mais que ela seja turbulenta, ela seja polêmica, mas eles souberam conduzir o processo de forma dialogada, por isso que não teve nenhuma repercussão negativa como está acontecendo no Sisal. A diferença é que o Sisal não abriu o processo de diálogo para as candidaturas, para ouvir as propostas das cidades, e é o que Tucano está reivindicando hoje”, defendeu.
No dia 4 de fevereiro será realizada em Valente uma reunião com integrantes do Codes – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável da Região Sisaleira, e no dia 5 de fevereiro outro encontro entre os prefeitos da região.
Texto: Portal Tucano/ Fotos- Tainá Macedo