Camaleão de Caldas do Jorro, uma atração à parte

rm veiculos
garra de aguia

Essa figurinha pode ser encontrada nos jardins da área de banho de Caldas do Jorro – BA. O bicho selvagem da caatinga adotou um modo de vida bem diferente do seu habitat natural em que vivem outros seus parentes. Os Camaleões do Jorro – como é chamado, vive em cima e debaixo das árvores e da estrutura das bicas de banho do Jorro, numa forma bem social e pacífica com os seres humanos banhistas. A sua aproximação faz do momento uma situação inusitada para algumas pessoas e para outras um momento único. São muitos e de variados tamanhos, lá de cima eles ficam quase imóveis procurando entender o vai e vem daqueles seres bem diferentes.

rm veiculos
garra de aguia

 

Quando dá a hora de fazer uma boquinha, alguns mais espertinhos vêm para o chão na esperança de algum humano oferecer-lhe alguma guloseima. Mas para sorte deles os banhistas são precavidos e não oferece qualquer coisa que não seja alimento vegetal – saudável para o animal, mas em troca ainda ganha carinho e cafuné na cabeça. Já imaginou fazendo um carinho na cabeça do parente distante do dinossauro?  Se você não tem, alguns banhistas têm e os bichos encostam bem próximo da grade do jardim para receber o carinho humano, claro que nem todos se arriscam chegar tão perto de seus possíveis predadores.

 

Restos de frutas, legumes e verduras são jogados no jardim pelos moradores para alimentar os camaleões e assim eles vivem de bem com a vida e a todo o momento se posicionando para sair bem na foto do visitante humano.

 

.

Texto e foto por: Do Karmo Carvalho/ Portal Folha

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*