Depois da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que aconteceu no último dia (16/02), quinta-feira, o cenário político brasileiro, já começa a se manifestar e se movimentar com tal intensidade que mais parece um formigueiro diante de seu maior predador, o tamanduá.
.
Faço uma alusão a esse animal, pois quero me apegar apenas aos fatos que acontecem no palco desse velho teatro chamado Tucano e que também leva o nome de outro animal, e por que também, no palco desse velho teatro está em cartaz há dezenas de anos uma fábula na qual a cada quatro anos e apenas em algumas vezes mudaram-se as personagens da historinha triste de um povinho que se corrompem por pequenos presentes, favores ou migalhas, em troca de assegurar aos atores em cena a continuidade dessa fábula triste que vagueia no tempo como a estória de Peter Pan e sua terra do Nunca. O único diferencial entre a história da nossa Terrinha do Nunca (Nunca vista com bons olhos pelos nossos políticos), é que a nossa, se inicia em 1837 e a de James Matthew Barrie, só foi apresentada ao mundo pela primeira vez, depois que a nossa já havia 65 anos de escrita, isso em 1902.
.
A nossa fábula não tem Peter, Wendy, Smee, Darling, nem João, nem Miguel. Mas com certeza e sem sombra de dúvidas tem outras personagens da mesma estória e também importados de outros contos de fadas. E que vão dando continuidade aos quadros e atos de uma sequencia de cenas que cresci ouvindo, assistindo e sem entender por que pouco ou quase nada tem sido feito pela platéia que apenas assiste e aplaude, quando na realidade deveria vaiar e jogar tomates e ovos podres, para que literalmente sujasse externamente esses sanguessugas dos poder.
.
Diante de tudo, há algo que me conforta, é que estamos em 2012, ano da mudança, talvez do fim do mundo segundo o calendário Maia, ou talvez os maias não estivessem tão certos e seja apenas o fim de um ciclo. O ciclo de uma história, por muitos acreditadas como ‘sem fim’ e por outros tantos, talvez, apenas um pouco mais longa, mas que agora pode ser concluída.
.
Vamos acreditar que a Lei da Ficha Limpa seja atingida e que aqueles políticos cobertos de degetos fecais, não possam realmente concorrer a cargo nenhum no executivo e muito menos no Legislativo, vamos acreditar num mundo mais humano, com menos violência, sem tantos políticos inescrupulosos, onde o homem respeite a natureza e que cada um busque conviver em harmonia no seu habitat. Não vamos deixar que nossos animais sejam tão ofendidos quando políticos adotam seus nomes, nossos animais merecem o devido respeito e nao podem sair por ai sendo comparados com nada ou ninguém que venha macular a imagem de nossa fauna.
.
Lugar de bicho é nas florestas, lugar de fichas sujas é fora da política ou em outros locais adequados para estes.
.
P or :Adenilton Rocha