A queda de um avião de pequeno porte, na manhã deste sábado (14), no município de Uauá, região Norte da Bahia, matou o piloto e co-piloto da aeronave.
De acordo com informações, o ultraleve era pilotado por Fernando Faccnetti de Oliveira, 35 anos, que viajaria ao lado do professor de inglês da Universidade de Pernambuco (UPE) Nelson de Souza Palitot, 62 anos. As duas vítimas teriam ficado presas entre as ferragens da aeronave, que se partiu ao meio no momento da queda.
O pequeno avião, de prefixo PU-JGA, caiu por volta das 11h40, em frente ao campo de aviação que fica na saída da cidade, pouco depois de tentar fazer uma manobra. O professor universitário teria saído de Petrolina (PE) na sexta-feira e retornaria para o município neste sábado. Nelson morava em Juazeiro, enquanto Fernando era natural do Rio de Janeiro.
De acordo com o perito do Instituto de Criminalística da Bahia Souzenir Silva, o avião caiu a cerca de 300 metros da pista de pouso. A aeronave ficou completamente destruída, mas não chegou a explodir. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML) do município de Juazeiro, também na Bahia, onde serão necropciados.
Os motivos da queda da aeronave devem ser investigados pela Aeronáutica. Segundo o Centro de Comunicação do órgão, uma equipe vai sair do Recife neste sábado e iniciar os trabalhos preliminares no município de Uauá neste domingo. A função da Aeronáutica no caso é “investigar os fatores que possam ter contribuído com o acidente, com foco na prevenção, para que não voltem a acontecer”.
A polícia baiana é a responsável pelos relatórios consequentes da apuração, através da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim).
Informações: RFReportagem com fotos de Reginaldo Pirilampus