Amplo debate de propostas marca abertura do PPA Participativo em Tucano

rm veiculos
garra de aguia
Dona Lucidalva Macêdo

Dona Lucidalva Macêdo

Dona Lucidalva Macêdo, moradora do bairro Entroncamento, acordou cedo neste domingo (21). Mas ela não se preocupou em realizar os tradicionais afazeres do lar, como de costume, porque o único compromisso dela naquela manhã tinha outro nome: PPA Participativo.

rm veiculos
garra de aguia

 Feliz por estar ajudando o município e participando de um momento inédito em Tucano, ela ostenta, orgulhosa, seu crachá de identificação no evento, e não pensa duas vezes quando convidada para dar entrevista. Antes mesmo de concluir a pergunta, ela inicia. “Eu estou participando do PPA e estou gostando, principalmente da participação com a sede, todo mundo junto, todo mundo vai colaborar. Quando tiver as próximas estarei lá para colaborar”. E ela não parou por aí. Deixou o recado para os que não compareceram. “Venham participar porque quanto mais gente melhor. Eu gostei muito e não vou perder mais nenhuma”, adiantou, com um grande sorriso no rosto.

 Foi esse clima de participação e pertencimento que marcaram a realização do primeiro encontro do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) realizado pela Prefeitura de Tucano na Escola Zélia de Brito. Além das rodas de diálogo organizadas por áreas temáticas como educação, saúde agricultura e desenvolvimento econômico, o evento contou com apresentação do GTS (Grupo Teatral Sementes), encenada em dois atos e intitulada “Pra melhorar tem que participar”; exibição de vídeo que demonstrava a importância do envolvimento de todos para superar as dificuldades enfrentadas nas comunidades e muito mais.

 Para Wilson, que participou do grupo temático sobre desenvolvimento econômico, administração e finanças, a oportunidade é excelente para as pessoas entenderem a importância da parceria poder público-cidadão. “A gente não pode só transferir as responsabilidades para o poder público, a gente tem que estar atuando, cobrando, e eu acredito que vai fluir e vai servir de espelho para muita coisa boa para nosso município. O caminho é esse”, defendeu.

 Para a deputada estadual Fátima Nunes (PT), presente no encontro, realizar o PPA de forma participativa significa garantir para as pessoas o verdadeiro exercício da cidadania. “Eu sou cidadão, então eu posso dizer o que eu quero para o meu município. É o exercício também da democracia, e essas duas missões, que é do cidadão e é do poder público, elas se tornam muito positivas para a sociedade porque ouve aquilo que são os anseios da sociedade, ao invés de sair do gabinete a proposta pronta”, disse a parlamentar.

 Além do prefeito Dr. Igor e do vice Ivan Junior, que destacaram a presença e engajamento da população, secretários municipais e vereadores estiveram presentes. Na sexta-feira, dia 26, será a vez dos moradores de Caldas do Jorro, Gameleira e Itapicuru darem a contribuição. O evento será às 18h, no Colégio Rômulo Galvão, no Jorro.

ppa-sede

DECOM

Prefeitura de Tucano
Governo de Participação e Desenvolvimento

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*