Dona Lucidalva Macêdo, moradora do bairro Entroncamento, acordou cedo neste domingo (21). Mas ela não se preocupou em realizar os tradicionais afazeres do lar, como de costume, porque o único compromisso dela naquela manhã tinha outro nome: PPA Participativo.
Feliz por estar ajudando o município e participando de um momento inédito em Tucano, ela ostenta, orgulhosa, seu crachá de identificação no evento, e não pensa duas vezes quando convidada para dar entrevista. Antes mesmo de concluir a pergunta, ela inicia. “Eu estou participando do PPA e estou gostando, principalmente da participação com a sede, todo mundo junto, todo mundo vai colaborar. Quando tiver as próximas estarei lá para colaborar”. E ela não parou por aí. Deixou o recado para os que não compareceram. “Venham participar porque quanto mais gente melhor. Eu gostei muito e não vou perder mais nenhuma”, adiantou, com um grande sorriso no rosto.
Foi esse clima de participação e pertencimento que marcaram a realização do primeiro encontro do Plano Plurianual Participativo (PPA-P) realizado pela Prefeitura de Tucano na Escola Zélia de Brito. Além das rodas de diálogo organizadas por áreas temáticas como educação, saúde agricultura e desenvolvimento econômico, o evento contou com apresentação do GTS (Grupo Teatral Sementes), encenada em dois atos e intitulada “Pra melhorar tem que participar”; exibição de vídeo que demonstrava a importância do envolvimento de todos para superar as dificuldades enfrentadas nas comunidades e muito mais.
Para Wilson, que participou do grupo temático sobre desenvolvimento econômico, administração e finanças, a oportunidade é excelente para as pessoas entenderem a importância da parceria poder público-cidadão. “A gente não pode só transferir as responsabilidades para o poder público, a gente tem que estar atuando, cobrando, e eu acredito que vai fluir e vai servir de espelho para muita coisa boa para nosso município. O caminho é esse”, defendeu.
Para a deputada estadual Fátima Nunes (PT), presente no encontro, realizar o PPA de forma participativa significa garantir para as pessoas o verdadeiro exercício da cidadania. “Eu sou cidadão, então eu posso dizer o que eu quero para o meu município. É o exercício também da democracia, e essas duas missões, que é do cidadão e é do poder público, elas se tornam muito positivas para a sociedade porque ouve aquilo que são os anseios da sociedade, ao invés de sair do gabinete a proposta pronta”, disse a parlamentar.
Além do prefeito Dr. Igor e do vice Ivan Junior, que destacaram a presença e engajamento da população, secretários municipais e vereadores estiveram presentes. Na sexta-feira, dia 26, será a vez dos moradores de Caldas do Jorro, Gameleira e Itapicuru darem a contribuição. O evento será às 18h, no Colégio Rômulo Galvão, no Jorro.
DECOM
Prefeitura de Tucano
Governo de Participação e Desenvolvimento