Uma parceria envolvendo o montante de um bilhão de euros firmada entre as empresas do ramo de energia eólica Alstom e Renova Energia vai proporcionar a construção de parques eólicos na Bahia, com capacidade de geração de 1.200MW. O evento que selou o compromisso entre as empresas foi realizado no restaurante Amado, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (4), e contou com a presença do governador Jaques Wagner.
O acordo envolve o fornecimento, pela Alstom, ao longo de três a quatro anos, a partir de 2015, de cerca de 440 aerogeradores para construção dos novos parques da Renova, além dos serviços de operação e manutenção. Juntos, os aerogeradores possuem capacidade mínima instalada de 1.2 GW, quase o total da energia eólica gerada atualmente no Brasil.
“Vamos continuar dando sustentação para esses parques eólicos, tanto pelo que eles representam para produção de energia limpa quanto pela interiorização das riquezas e geração de empregos para Bahia”, afirmou o governador Jaques Wagner.
Estão previstos até 2014, investimentos de cerca de R$ 6,5 bilhões no setor eólico na Bahia, que irão gerar cinco mil empregos na implantação e 500 na operação dos projetos.
SECOM/BA