Duzentos e oitenta estudantes da sede e da zona rural do município de Quijingue receberam o certificado de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em cerimônia realizada nesta quinta-feira (8). A formatura contou com a presença do capitão PM Fábio, comandante da 1a Companhia do Quinto Batalhão de Polícia Militar, representando o comandante da corporação, do tenente Cleber, comandante da 4a Companhia do Quinto BPM, do sargento Roberto, comandante do Pelotão do distrito de Algodões, do cabo Romilson, que é o instrutor do programa, e outras autoridades.
O Proerd é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., e consiste em uma ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, e hoje é adotado em todo o país. Em Quijingue, o programa foi implantado em 2014.
Para chegar à formatura, os estudantes precisam provar que aprenderam as principais lições do programa, que vão desde o respeito aos mais velhos e a valorização da autoestima até a prevenção ao uso de drogas e álcool. Após a formatura, os estudantes e as autoridades participaram de um coffee break.
Fonte: Noticias de Santaluz