Professores, alunos e pais, realizam manifestação em prol da construção da sede da escola Rosália Matta

rm veiculos
garra de aguia

20151217_095408A Escola Municipal Rosália Matta, não tem sede própria desde o ano de 2000. A partir dessa data, funcionou em um espaço físico alugado até o final do ano de 2012, que não oferecia condições favoráveis para o aprendizado dos educandos. No início do ano de 2013 a Secretaria Municipal de Educação, informou que o mesmo estava condenado pela defesa civil. Em seguida, a mesma, juntamente com a comunidade escolar, pesquisou outro espaço apropriado para o funcionamento da escola, encontrando apenas o espaço de um hotel com pequenas salas, sem ventilação e sem área para recreação, onde funcionou até o final de 2013. A Comunidade Escolar indignada com a situação solicitou do Poder Público Municipal a construção de uma sede própria em caráter emergencial, mas sem sucesso.

No final de 2013, por determinação judicial, deixamos esse espaço.

Iniciamos o ano letivo de 2014, funcionando em três espaços distintos: antiga creche, Escola Rômulo Galvão e em uma residência, ficando firmado um acordo verbal entre a Comunidade Escolar e a Administração Pública Municipal, no qual a mesma funcionaria inicialmente nesses espaços, até que concluíssem a construção da nova creche em Caldas do Jorro, e ainda em 2014 construiria o espaço próprio da Unidade Escolar citada em um terreno doado por uma família desta localidade. A creche foi concluída em 2014 e nada de dar inicio a obra da escola.

20151217_094642Neste ano de 2015, por falta de espaço na Escola Rômulo Galvão as turmas que ali se encontravam foram transferidas para uma residência. Dois dos espaços nos quais a Escola está funcionando não tem uma estrutura apropriada, visto que as salas de aula são apenas pequenos quartos, existe apenas um banheiro para todos os alunos e não tem área para recreação, deixando os mesmos bastante agressivos. Outro problema que enfrentamos é na realização de reuniões de pais, pois precisamos pedir um espaço emprestado as demais  Escolas da localidade.

Em 27 de dezembro de 2014, foi firmado um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre o Ministério Público, o Prefeito Municipal, os Secretários de Educação e Administração e o Procurador do Município. Neste termo o Poder Público Municipal compromete-se a construir a citada Escola até o dia 30 de novembro de 2015.

Visto que o TAC não foi cumprido, decidimos em assembleia fazer uma manifestação em frente à prefeitura do município e fomos atendidos pelo secretário de administração, Sr. Stefan, onde o mesmo comprometeu-se junto ao prefeito dar inicio a obra ainda no final desse mês e entregar a mesma até o inicio das aulas de 2016. Logo após conversa com o secretário, falamos com o Promotor de Justiça desse município que falou do pedido de um novo prazo por parte do gestor do município para a entrega da citada escola, para março de 2016.

Deixamos bem claro tanto para o secretario de administração quanto para o Promotor de Justiça que o ano letivo de 2016 da Escola Rosália Matta, só terá inicio em nossa sede própria.            

4

rm veiculos
garra de aguia

Texto : direção  da escola Rosália Matta/ fotos> Gil Santos

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*