Olha só que maravilha toda semana traremos um texto informativo sobre alimentação escrito pela Nutricionista clínica e esportiva Leidi de Oliveira ( CRN 5/ 5831) para vocês. E para começar que tal conhecer um óleo que emagrece? Óleo que emagrece? Isso mesmo. O Óleo de Cártamo é extraído das sementes de uma planta pertencente à família das Asteraceae, que botanicamente é classificada como Carthamus tinctorius. O seu nome comum é açafrão-bastardo, açafroa, açafrol, falso açafrão, cártamo.
As sementes de cártamo são ricas em um óleo no qual predominam ácidos graxos do tipo mono e poli-insaturados, sendo composto principalmente pelo ácido oléico (20-30%) e ácido linoléico (55-88%), gorduras do tipo ômega 9 e 6, respectivamente4 . Atualmente o Óleo de Cártamo é considerado entre os demais óleos, o que apresenta maior teor de gorduras poli-insaturadas. Além disso, o Óleo de Cártamo é uma fonte rica em á-tocoferóis desempenhando assim potente ação antioxidante.
De acordo com alguns estudos, o Óleo de Cártamo aumenta o hormônio adiponectina o qual pode ter refletido na capacidade de queimar gorduras dietéticas. A adiponectina é uma proteína de 247 aminoácidos, também secretada pelo tecido adiposo. Esse hormônio desempenha, em seres humanos e animais, um papel importante na regulação da obesidade, modulação do metabolismo de glicose e lipídios em tecidos sensíveis à insulina. Os níveis circulantes de adiponectina são negativamente correlacionados com a massa corporal e circunferência da cintura, estando diminuídos em indivíduos obesos. Mas atenção é necessário está fazendo exercício físico para tomar o óleo de cártamo, e procure sempre um nutricionista para ter mais informações. Você encontra o óleo de cártamo na Loja Planeta Verde, na Avenida A.C.M, em frente a prefeitura de Tucano,Ba
Texto publicitário