Estou devendo essa matéria aos leitores há mais de um mês. Inicio fazendo uma análise das forças políticas que contribuíram para ajudar Igor Nunes a se eleger prefeito de Tucano.
Nas eleições de 2008, liderando a coligação PHS, PC do B, PT e PV, Igor Nunes conseguiu 1.260 votos, sendo derrotado por Rubinho, que liderava a coligação PTN, PP, PMDB, PDT, DEM, PPS e PSB que conseguiu 14.688 votos, ficando Arilton Dantas em segundo lugar, como líder da coligação PSDB, PRB, PTB, PR e PRTB com 11.376 votos.
.
Nas eleições de 2012, Igor Nunes disputou a eleição pela coligação No Brasil, Na Bahia e Agora em Tucano, formada pelo PT, PSDB, PMDB, PPS, PC do B, PV, PSB, PTB, PP, PSD, PTN, PRTB e PTC, tendo conseguido 14.517 votos, suficientes para derrotar o candidato Ronaldo Ramos de Macedo, conhecido como Nadinho, da coligação É do Povo o Poder da Mudança, formada pelo PR, PHS, PRB, PSC e PDT que conseguiu 12.082 votos, insuficientes para ser eleito, pois vige o sistema majoritário de votos. É bom salientar que nessa eleição Igor Nunes estava apoiado por Rubinho que o apresentou para seu sucessor, pois já havia sido reeleito e Gildásio Penedo, velha liderança política de Tucano, enquanto o candidato Nadinho estava sendo apoiado pelo ex-prefeito Arilton Dantas e por Dr. Sérgio, nova liderança política que surgiu no município de Tucano.
Não precisa ser muito inteligente para descobrir que o poder de decisão política no município de Tucano, está concentrado nos partidos políticos dos líderes municipais Rubinho, Arilton Dantas, Gildásio Penedo, Nadinho e o novato Dr. Sérgio.
Continuo a matéria perguntando: Será que esses líderes políticos estão interessados em proporcionar uma reviravolta na administração pública do município de Tucano? Essa reviravolta significa mudar o modelo de administração atual, enterrando-o de uma vez por todas e fazendo surgir um modelo novo, eficaz e único para salvar o município.
Não adiante mudar nomes, sem mudar o modelo de administração, pois assim fica tudo no mesmo, como diz o ditado: “Tudo como dantes no quartel de Abrantes”. Os mais velhos dizem: “A carniça é a mesma, só mudam os urubus”. O que adiante é trocar esse modelo que está aí, arcaico, ultrapassado, politiqueiro, por outro novo, eficiente, que veja o povo como o dono do poder; Que não faça do povo massa de manobra; Que veja o bem público como de propriedade de todos; Que esteja comprometido com uma administração que só atue dentro da lei; Que olhe para o bem público como de propriedade de todos; Que respeito o cidadão; Que atue dentro da moralidade administrativa: que dê real publicidade de todos os seus atos; Que seja eficiente em todos os âmbitos, principalmente, na saúde, educação, segurança pública e ação social e que não considere o voto como mercadoria que possa ser comprada e vendida.
Se o povo de Tucano, nas próximas eleições municipais, eleger um candidato a prefeito que tenha esse perfil, Tucano vai mudar para melhor. Esse prefeito deve repugnar as seguintes premissas: “É dando que se recebe”; “Para o amigo tudo, para o inimigo a lei”; “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”; “Uma mão lava a outra e as das lavam o rosto”; “Todo homem tem seu preço”. Assim agindo, com muita coragem, quebra esse paradigma administrativo que tanto tem prejudicado o município e Tucano. Voltaremos a crescer, seu povo será respeitado e o tucanense se orgulhará de ser filho ou viver nessa terra abençoada por Deus e castigada pelos homens públicos que recebem do povo a responsabilidade de representá-lo e não o representam dignamente, ao ponto de alguns dizerem: “Visite Tucano, antes que desapareça” ou “Tucano, a cidade do lá tinha”
Finalizo essa matéria sugerindo algumas ações administrativas necessárias para uma boa administração: 1) Enxugar o quadro de funcionários público, deixando apenas os funcionários necessários à prestação de um serviço público de excelência; 2) Criar um sistema de abastecimento próprio dos veículos do município, com acompanhamento diário do gasto de combustível, deixando e abastecer os veículos em postos de laranjas; 3) Recolher os veículos de propriedade do município, inclusive os que servem ao prefeito e secretários, todo dia às 18 horas, domingos e feriados, liberando-os no dia seguinte às 06 horas para iniciarem seus trabalhos, com exceção dos veículos que servem à educação e segurança pública. Quem quiser passear a noite e nos finais de semana, use o seu próprio veículo; 4) Fazer com que todos paguem IPTU, com exceção daquelas pessoas que estão abaixo da linha da pobreza. Para tanto deve ser feito um recadastramento rigoroso; 5) Implantar um serviço eficiente para cobrança, sem exceção, do Imposto Sobre Serviço. Em Tucano, não temos conhecimento de cobrança de imposto sobre serviços, a não ser casos isolados; 6) Designar um dia na semana para atendimento ao cidadão. O cidadão merece respeito e autoridade deve ouvir suas queixas e solicitações; 7) Escolher as pessoas que ocuparão cargo de confiança, tendo em vista os critérios de competência reconhecida e honestidade comprovada, ou seja, deve formar uma equipe de trabalho competente e dinâmica; 8) Fechar as torneiras das doações para vereadores e cabos eleitorais, deixando de doar cota de combustível para vereadores e cabos eleitorais, bem como remédio e carro para transportar seus doentes para Salvador; 9) Manter uma farmácia municipal para o povo carente, deixando de comprar remédio em farmácia de amigos e correligionários que muitas vezes superfaturam valores e inventam notas fiscais para receber o dinheiro que é do povo e finalmente 10) Focar em segundo plano a política partidária enquanto administra o município, devendo pensar apenas no bem comum do povo de Tucano.
Antes de fechar essa matéria soube que a martelada não aconteceu. A aliança se quebrou. Nada feito de união entre Arilton e Igor. Tai uma grande oportunidade de o Prefeito Igor deixar seu nome na história política de Tucano, como já disse anteriormente em entrevista na Rádio Cruzeiro. Prefeito, agora que você não tem mais a companhia do Peba, mude o paradigma da administração de Tucano, colocando em prática os dez mandamentos de uma boa administração, citados a cima. Não deixe o povo sofrido de Tucano esperar a eleição de 2016. Mude agora e escreva seu nome na história. Não será fácil, mas se o povo estiver do seu lado, você consegue. Não ligue para as pressões e chantagens feitas por vereadores, políticos inescrupulosos e cabos eleitorais interesseiros. Tenho dito.
Texto>> Drº Antonio Gonçalves / foto – Saulo Galvão
Não estão obedecendo os 10 mandamentos DIVINO, que dirá obedecer os mandamentos de homens.