Foi realizado a xv missa do vaqueiro no distrito de Tracupá, no município de Tucano. O evento que era uma tradição na comunidade estava adormecido há vários anos devido à falta de apoio. Mas um grupo de jovens do referido distrito e demais comunidades, resolveram resgatar esse evento tão valioso culturalmente falando não só para Tracupá, mais para o município de Tucano como um tudo.
.
Então, encabeçados pelo jovem José Luiz, os demais foram à luta em busca de apoio no comercio local no intuito de angariar fundos para que o evento viesse a ser resgatado. “A batalha foi árdua, mais conseguimos o apoio e estamos realizando um sonho que era de resgatar essa tradição cultural que estava esquecida em nossa comunidade”, disse José Luiz.
.
O evento aconteceu no ultimo dia (16) e contou com a presença maciça da população tucanense que foram prestigiar e matar a saudade de um evento tão tradicional que estava adormecido há tanto tempo, mais que com a garra e a coragem de uma juventude compromissada em manter viva uma das maiores tradições do município, foram à luta e conseguiram concretiza-lo. “Essa é a prova de que, quando queremos algo e lutamos por ele, com certeza conseguimos realizá-lo”, disse.
.
O inicio do evento se deu por voltas das 10 h30 min, no distrito de Tracupá, seguindo um percurso de 3 km até a comunidade de Olhos d’água da Serra, onde todos os presentes se emocionaram com as toadas dos vaqueiros. Não faltaram elogios aos organizadores, pela magnitude, a tranquilidade e a qualidade do evento.
.
Ao retornarem ao distrito, todos os presentes se divertiram ao som do Forró Amor na Rede, que fechou a programação com chave de ouro.
(Veja outras imagens) .
.
Fotos e Texto: Gil Santos