Paralisados desde o último dia 16, finalmente o poder público celebra um acordo entre algumas categorias, e os agentes de limpeza pública voltam a suas atividades. O impasse ocorreu quando diversas categorias não aceitaram a proposta de parcelamento dos vencimentos do mês de dezembro de 2012, levando alguns servidores a paralisar as atividades.
Depois de muitos impasses e após o sindicato ter protocolado no último dia 21 de janeiro, uma ação civil pública, contra o município de Tucano, finalmente na tarde de hoje dia 22, um acordo entre a prefeitura e algumas categorias foi celebrado diante do representante do Ministério Público, dos representantes do sindicato, dos representantes das categorias beneficiadas e dos representantes do município de Tucano, nas pessoas do procurador geral e do secretario de Administração e finanças.
O acordo prevê o pagamento imediato de todos que têm como base o salário mínimo, e o parcelamento em seis vezes dos Guardas municipais, sendo que esses últimos receberão a primeira parcela já no próximo pagamento.
Foram beneficiados os guardas civis municipais, os conselheiros tutelares, os garis e todas as outras categorias com base de salário mínimo. Ainda fez parte do acordo o pagamento da primeira parcela do 13º salário no pagamento ao mês subsequente ao mês de aniversario.
O acordo celebrado hoje, é só o primeiro passo para resolver as pendências das demais categorias existentes no município de Tucano, e que não são poucas. Nessa quarta feira, dia 23, teremos reunião com os professores, motoristas, agentes administrativos, dentre tantas outras categorias, com o objetivo de buscar também a celebração de acordo.
Por: Adenilton Rocha de Oliveira – Presidente do Sindsmut