O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através do Dr. João Paulo Shoucair, as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar deflagraram, na manhã desta sexta-feira, 17 de agosto, uma operação para tentar cumprir 32 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão em Ribeira do Pombal e outros municípios da região. A operação batizada como Ato de Valor, envolve mais de 250 profissionais das quatro instituições, vindos de Alagoinhas, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso e Salvador, em 54 viaturas, um helicóptero, e visa combater o narcotráfico na região.
As 26 pessoas presas até a tarde da sexta-feira, homens e mulheres, sendo cinco em flagrante e 21 em mandados de prisão, foram colocadas na Escola Municpal Monteiro Lobato, que fica localizada ao lado da Delegacia de Polícia da cidade, sendo que na cidade, ao ser citado o nome dos envolvidos, tem provocado surpresa em toda a população pombalense. Além das prisões, foram apreendidos 5 veículos, 6 motocicletas, 4 revólveres calibres 32 e 38 com munição, e pequenas quantidades de maconha, crack e cocaina.
Segundo as investigações que foram feitas antes da operação, Ribeira do Pombal estava sendo usada como sendo distribuidor de dogas para toda região e que teriam sido apreendidos diversos objetos, drogas, dinheiro e até veículos. A operação prossegue durante todo o final de semana e o esultado da mesma será divulgado na segunda-feira, 20 de agosto, em Salvador, na sede da Secretária de Segurança Pública.
Desde março deste ano, após diversas denúncias da comunidade ao MP-BA sobre a grande movimentação do comércio de entorpecentes na área, ou seja, crack, maconha e cocaina, o Departamento de Narcotráficos da Polícia Civil (Denarc) intensifica as investigações e busca chegar aos responsáveis. Na Coordenação da Operação Ato de Valor neste periodo esteve o Dr. Jorge, que contou com a colaboração do Dr. Miguel, Coordenador da 25ª COORPIN, e Dr. Osório, Delegado de Cícero Dantas.
Os equipamentos utilizados nas investigações foram cedidos ao Denarc por Conselhos Comunitários de Segurança sob orientação do MP. Além da prisão de traficantes, a operação visa apreender drogas, armas e outros materiais ilícitos em poder dos criminosos.
Fonte:Blog do Joilson Costa/Foto do Folha Pombalense.
Parabenizo aos militares que participarm dessa opreração!
esperamos que vossas abordagens tenham sido feitas de maneira humana, pois na maioria das vezes a arrogância e a brutalidade constrange o cidadão, que sente-se constrangido e humilhados….
forte abarço. prof. Galvão / Tucano-BA
parabenizo os policiais envolvidos nessa mega operação! Esperamos que os agentes envolvidos nesta opreção tenham abordado de maneira digna os cidadãos, que na maioria das vezes sentem-se humilhadios e envergonhados em meio a ação brutal e arrogante dos policiais.Prof. Galvão / Tucano – BA