EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO NA BACIA DE TUCANO

rm veiculos
garra de aguia

Na última terça-feira, dia 08 de maio, prefeitos da região da Bacia de Tucano Sul se reuniram com representantes da Redepetro, Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), na sede da União dos municípios da Bahia. O objetivo do encontro foi tratar de assuntos pertinentes ao Plano de Exploração de Petróleo que prevê a perfuração de 38 poços em oito municípios baianos.

rm veiculos
garra de aguia

 
.
Durante a reunião o representante da Redepetro Bahia, Geraldo Queiroz, conversou com os prefeitos e os preparou para os investimentos futuros. “Já sabemos que na região da Bacia do Tucano Sul tem petróleo e gás. Então os municípios precisam estar preparados para receber os investimentos como a futura necessidade da construção de um aeroporto, a reforma de estradas entre outros investimentos”, concluiu.

 
.
Segundo a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, os prefeitos tem que realmente ter inciativa de fazer valer os interesses dos seus municípios, muitos que estão sofrendo com a seca. “Nós precisamos nos empenhar, juntamente com o governo do estado, para que os contratos de exploração de gás e petróleo nesta região sejam logo liberados”.

.

O Plano de Exploração prevê a perfuração de 38 poços, sendo nove 100% Petrobras, 14 em consórcios entre a estatal e outras empresas e 15 de outras operadoras. A expectativa é de que a atividade gere mil empregos diretos nos equipamentos sísmicos, além de outros 250 nas sondas de perfuração. A Bacia Tucano Sul foi uma das duas áreas que chegaram a ser licitadas durante a 8ª Rodada de Negociações, antes que o processo licitatório fosse suspenso judicialmente.

 
.
A área de 190 quilômetros quadrados envolve os municípios baianos de Araci, Biritinga, Sátiro Dias, Inhambupe, Nova Soure, Cipó, Itapicuru e Olindina e deve receber um investimento da ordem de R$ 700 milhões com a superação do problema. Entre outros municípios vizinhos que também serão beneficiados.

 
.
Estavam presentes na reunião representantes da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Sedur, da Escola Politécnica, da Redepetro, a superintendente administrativa da UPB, Carine Mendes, e todos os prefeitos dos municípios envolvidos na Bacia do Tucano Sul. Ao final do encontro ficou definido que a UPB vai encaminhar um documento ao Governo do Estado em busca de apoio para que os contratos de exploração de gás e petróleo nesta região sejam logo liberados.

 

.

Fonte: UPB

Cometários

comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*